Pular para o conteúdo

Faculdade de Farmácia

Mariana Sato de S. B. Monteiro

Professora Adjunta da Faculdade de Farmácia, da UFRJ, possui graduação em Farmácia (2004), pela Faculdade de Farmácia (FF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Ciências Farmacêuticas (2008), pela FF-UFRJ; Doutor em Ciências e Tecnologia de Polímeros (2013), pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA), UFRJ, em parceria com o Instituto Superior Técnico (IST), Lisboa, Portugal. Atualmente, atua nas disciplinas de Farmacotécnica II, Estágio Supervisionado em Manipulação Alopática, tutora do Programa de Educação Tutorial (PET), da FF-UFRJ, vice-coordenadora do Programa Farmácia Universitária, da FF-UFRJ, e coordenadora de extensão, da FF-UFRJ. Co-orienta alunos no Programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), da FF-UFRJ, e em Ciência e Tecnologia Farmacêutica (CTECFAR), da FF-UFRJ. Tem experiência na área de Farmacotécnica, desenvolvimento galênico, cosméticos, fármacia estética, nanomateriais e caracterização de materiais.

Pesquisa

  1. Desenvolvimento de nanossistemas para liberação de fármacos;
  2. Desenvolvimento de sistemas farmacêuticos para a Farmácia Estética;
  3. Desenvolvimento de formulações farmacêuticas de uso tópico: tratamento de feridas, hemangiomas, afeções cutâneas, sistemas antioxidantes e modificação de conservante;
  4. Caracterização de sistemas farmacêuticos por Ressonância Magnéitca Nuclear, Análises Térmica, e espectroscópicas;
  5. Assistência e Atenção Farmacêutica em Farmácia Magistral.

1 - Breno de Almeida Bertassoni. -- Desenvolvimento e caracterização nanofibras de poliácido lático (PLA) com extratos ricos em alcamidas das plantas Achillea millefolium e Acmella oleracea[a];

2 - Gabriela Lopes Gama e Silva. -- Desenvolvimento de nanofibras poliméricas com vancomicina e hidroxiapatita para o tratamento da osteomielite para reconstituição óssea;

3 - Carina Sant`Anna Morgado. -- Desenvolvimento e caracterização de emulsão fitocosmética fotoprotetora contendo resíduo da indústria vinícola;

4 - Denise de Abreu Garófalo. -- Desenvolvimento e Caracterização de Gel repelente de insetos a base de IR3535;

5 - Bruna dos Santos Soares. -- Desenvolvimento de nanofibras poliméricas com óleo de copaíba para o tratamento de feridas.

PET FARMÁCIA/UFRJ,INSTAGRAM E PODCAST: FERRAMENTAS PARA A DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. EXPRESSA EXTENSÃO, v. 1, p. 1, 2022.

Perfil das notificações por cosméticos reportadas ao Notivisa, Brasil. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e42511223050, 2022.

Nanofibers in the treatment of osteomyelitis and bone regeneration. JOURNAL OF DRUG DELIVERY SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 67, p. 102999, 2022.

Farmacovigilância de medicamentos manipulados - Parte 1: perfil das notificações no Brasil. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v. 10, p. 29, 2022.

Farmacovigilância de medicamentos manipulados - Parte 2: notificações de eventos adversos e queixas técnicas no Brasil. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v. 10, p. 38, 2022.

Ensino

Ementa: Biofarmácia; Formas obtidas por dispersão; Preparações dermatológicas; Formas farmacêuticas cavitárias; Esterilização por meios físicos e químicos: manipulação asséptica, isotonia e pH. oxidativo, radicais, envelhecimento e câncer. Melanogênese e fotocarcinogênese. Antioxidantes, fotoprotetores e radioprotetores. Traçadores radioativos e não radioativos. Radiofármacos. Fotoproteção e radioproteção.

Ementa: O PET (Programa Especial de Treinamento) é um programa da SESu/MEC que, concomitantemente ao treinamento e capacitação de graduandos de maior potencialidade, visa estimular e ensaiar o Ensino tutorial. Dentre cerca de 300 grupos distribuídos por todo o País, a UFRJ conta com 4 Grupos, estando um deles sediado no Depto de Produtos Naturais e Alimentos – DPNA, da Faculdade de Farmácia (os outros três estão na Comunicação, na Engenharia e na Odontologia).

O Estágio supervisionado em farmácia com Manipulação alopática busca
orientar o aluno para a preparação de formas farmacêuticas oficinais e magistrais em pequena escala, considerando a viabilidade técnica das formulações, incompatibilidades e estabilidade, acondicionamento e rotulagem adequados.

Extensão

Informação Útil sobre Medicamentos e Promoção da Saúde: Emancipação do Indivíduo em Relação ao seu Autocuidado

O Brasil tem adotado estratégias que visam ampliar o acesso a medicamentos, por meio de regulamentações de grande relevância para o sistema de saúde. Nesse contexto, a Farmácia Universitária da Faculdade de Farmácia da UFRJ representa um estabelecimento de saúde, que abre oportunidades para o intercâmbio entre os problemas sociais e a educação, com campanhas sanitárias, buscando uma melhoria da qualidade de vida da população, portanto é um dos locais apropriados para fornecer orientação acerca do uso racional de medicamentos. O projeto tem como objetivo estabelecer uma interação dialógica (professores, farmacêuticos, alunos de graduação e usuários de medicamentos). 

Como Tratar Feridas com Papaína?

Coordenação: Mariana S. S. B. Monteiro

O acesso aos medicamentos, assim como o uso adequado dos mesmos, é o primeiro passo para o estabelecimento de uma política de medicamentos, que é representada pela interação dialógica entre pacientes e equipe multiprofissional de saúde. A interação paciente/médico/farmacêutico possibilita a troca de informações, que terão consequência na eficácia terapêutica, principalmente, no tratamento de feridas. A ferida é qualquer interrupção na continuidade de um tecido corpóreo, causada por um trauma ou desencadeada por uma afecção clínica, sendo considerado um problema de saúde pública, devido ao impacto psicológico, social e econômico para o paciente, com elevado e crescentes custos. 

Contato

Procedimentos Operacionais Padrão

2021

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.01_CTECFAR_FF_Uso_Racional_de_Antimicrobianos_Paula_Chagas_GuaciraMatos.pdf

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.02_CTECFAR_FF_Diagnostico_Molecular_da_Deficiencia_de_6GPD-1_DeboraMenezes_HelenaKeiko.pdf

Livros, e-books e capítulos

Manuais técnicos

Relatórios técnicos

Trabalhos técnicos

Artigos científicos