Pular para o conteúdo

Faculdade de Farmácia

Departamento de Biotecnologia Farmacêutica

BIOTECFAR

Ensino

O BioTecFar oferece disciplinas para o curso de Graduação em Farmácia voltadas para as áreas de Bioquímica, Biofísica, Farmacologia e Biotecnologia aplicadas à saúde. Confira abaixo.

  • Biofísica
  • Metabolismo Integrado
  • Biotecnologia Farmacêutica
  • Controle Biológico, Microbiológico e de Qualidade de Produtos Farmacêuticos
  • Princípios Básicos de Biofísica
  • Inovação em Ciências Farmacêuticas
  • Leitura Científica nas Ciências Biomédicas e da Saúde
  • Bases Moleculares de Doenças Metabólicas
  • Metabolismo de Lipídeos e Obesidade
  • Empreendedorismo em Ciências Farmacêuticas
  • Biocatalisadores em Processos Industriais
  • História da Descoberta dos Fármacos

Pessoal

Atualmente, 13 docentes estão lotados no BioTecFar e contamos com 1 servidora técnico-administrativa atuando na secretaria do departamento.

Estrutura

O BioTecFar apresenta estrutura física e tecnológica distribuída entre 08 laboratórios. São 7 laboratórios de pesquisa e 1 laboratório didático. Conheça todos eles abaixo!

Laboratórios de pesquisa

Alvos Moleculares (LAM)
  1. Análise e manipulação de ácidos nucleicos para desenvolvimento de vetores de expressão e células produtoras de proteínas recombinantes. Identificação de possíveis alvos moleculares e caracterização de mecanismos de ação de proteínas com potencial biofarmacêutico;
  2. Estudo da influência do metabolismo energético sobre a resposta de macrófagos a infecção e outros estímulos. Envolvimento de miocinas nos efeitos benéficos do exercício físico sobre a carcinogênese e progressão tumoral;
  3. Estudo de doenças metabólicas em insetos modelos; Identificação de novos alvos para controle de insetos vetores de doenças e pragas agrícolas.
Enzimologia e Controle do Metabolismo (LabECoM)

O grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Mauro Sola-Penna atua em diferentes áreas integrando pesquisa científica em Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular tendo como objeto de estudo os aspectos moleculares relacionados a doenças metabólicas, em especial a Obesidade e suas comorbidades como a Diabetes mellitus e a Doença Hepática Gordurosa Não-Alcoólica. O foco principal está em como componentes alimentares, como macro- e micro-nutrientes, aditivos e suplementos alimentares participam no desenvolvimento e na prevenção das doenças e do envelhecimento funcional. Sempre com uma abordagem molecular, o grupo mantém colaborações com diferentes grupos de pesquisa no Brasil e no Exterior formando material humano de altíssima qualidade.

Neurociências e Comportamento (LabNeC)

O LabNeC é um laboratório de pesquisa voltado ao estudo de alterações no sistema nervoso central e periférico. Nosso foco é entender como fatores ambientais impactam a cognição e/ou o sistema sensorial, usando modelos experimentais in vivo e in vitro de doenças como Alzheimer, Parkinson, infecções virais como Zika, Chikungunya e SARS-CoV2, além de modelos de dor crônica.

Biotecnologia Microbiana de Fármacos (LaBiMFar)
  1.  1. Produção de enzimas por microorganismos;
  2. Produção de biomoléculas de interesse industrial;
  3. Produção de derivados farmacológicos e dermocosméticos;
  4. Aproveitamento de resíduo agroindustrial para crescimento de microorganismos.
Biologia Molecular Estrutural (LaBiME)
  1. Emprego de métodos biofísicos para estudo de proteínas relacionadas a doenças neurodegenerativas;
  2. Identificação dos mecanismos moleculares relacionados à mudança de conformação e agregação da proteína prion e da proteína alfa-sinucleína;
  3. Seleção e caracterização de compostos moduladores de agregação proteica como candidatos a fármacos para doenças neurodegenerativas.
Estudos em Farmacologia Experimental (LEFEx)

O LEFEx realiza pesquisas e estudos na área da farmacologia experimental com ênfase nas doenças inflamatórias.

Oncobiologia Molecular (LabOMol)

O LabOMol busca integrar as áreas de Bioquímica, Biologia Molecular e Farmacologia tendo como alvo patologias importantes como diabetes e câncer. As linhas de pesquisa são: (1) Reprogramação Metabólica: A glicólise como alvo para o tratamento e prevenção do câncer de mama. (2) Avaliação da dieta como indutora de marcadores do desenvolvimento do Diabetes Mellitus 2, Esteatose hepática e Câncer – Aging-Related Processes.

Laboratório didático

Laboratório Didático Professor Jorge Fernando Teixeira Soares

Gestão

Diego Alonso

Chefe

Heitor de Paula Neto

Substituto eventual

Secretaria e contato

Eunice Bernal – secretária

Localização

Bloco L, subsolo

Centro de Ciências da Saúde – CCS

Av. Carlos Chagas Filhos, s/ No.

Contato

Procedimentos Operacionais Padrão

2021

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.01_CTECFAR_FF_Uso_Racional_de_Antimicrobianos_Paula_Chagas_GuaciraMatos.pdf

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.02_CTECFAR_FF_Diagnostico_Molecular_da_Deficiencia_de_6GPD-1_DeboraMenezes_HelenaKeiko.pdf

Livros, e-books e capítulos

Manuais técnicos

Relatórios técnicos

Trabalhos técnicos

Artigos científicos