Pular para o conteúdo

Graduação em Farmácia

O curso de graduação em Farmácia da UFRJ

O curso de Farmácia da UFRJ é coordenado pela Faculdade de Farmácia, que fica no Centro de Ciências da Saúde, no Campus da Cidade Universitária (Ilha do Fundão). Ele tem duração de 5 anos/10 semestres (turno integral) ou 6 anos/12 semestres (noturno). A cada semestre, 2 turmas de 80 alunos são iniciadas, uma no turno integral e uma no turno noturno. 

Além de ter alta carga horária de aulas e atividades práticas, o estudante precisa fazer vários estágios em diferentes áreas, o que requer disponibilidade de tempo extra para finalizar o curso e se formar.

Clique abaixo para conhecer mais sobre o curso de Farmácia da UFRJ!

História

Em 15 de julho de 1937 surgiu a Universidade do Brasil, através da Lei n. 452, a partir de transformações na Universidade do Rio de Janeiro, composta por 15 escolas e faculdades, entre elas a Faculdade de Farmácia e, por 16 institutos colaboradores. A autonomia didática e administrativa, estabelecida pelo Decreto 8.272, em 3 de dezembro de 1945, não se traduziu em imediatas reformas. Podemos entender as razões já que o artigo 6° deste decreto estabelece:

“Enquanto funcionar a Faculdade Nacional de Farmácia no edifício da Faculdade Nacional de Medicina, exercerá o diretor desta, cumulativamente, a Direção da nova Faculdade”

Isto equivalia a dizer que a autonomia tinha limites!

Em cumprimento a essa determinação legal, em 28 de janeiro de 1946, reunia-se pela primeira vez a Congregação da Faculdade de Farmácia, sob a presidência do prof. Ugo de Castro P. Guimarães, então diretor da Faculdade de Medicina. O referido decreto, entretanto, era omisso em relação ao cargo de vice diretor. Por essa razão, o representante da Faculdade de Farmácia junto ao Conselho Universitário, prof. João Coelho do Nascimento Bittencourt, habilmente tomou a iniciativa de propor ao referido conselho a criação do cargo de vice-diretor para a Faculdade de Farmácia. Esta proposta provocou grande resistência, a ela opondo-se ao próprio reitor, prof. Azevedo Amaral. A Comissão de Legislação também se pronunciou contrária à proposta. Entretanto, os profs. Barbosa de Oliveira e Temístocles Cavalcante pedem vistas do processo e em substancioso parecer sugerem que, de acordo com a lei vigente, seria necessária, não só a criação do cargo de vice-diretor, mas também o de diretor, não se podendo admitir uma unidade universitária sem direção própria.

Em virtude dessa resolução, no dia 9 de abril de 1947 a Congregação indicou três de seus professores, tendo sido nomeado pelo reitor, o prof. Mário Taveira. O significado deste fato pode ser avaliado por trechos do discurso do prof.
Oswaldo de Almeida Costa, na ocasião da solenidade de posse do novo diretor:

“… um diretor vindo do seio dos professores da Faculdade de Farmácia, secular anseio da classe Farmacêutica brasileira de possuir sua Faculdade oficial padrão, autônoma, onde o ensino da Farmácia fosse ministrado por profissionais competentes, foi manifestado inúmeras vezes e por várias gerações. A Faculdade de Farmácia vinha há muito sob um regime de subordinação didática e  administrativa que muito prejudicou o ensino da Farmácia.”

Estrutura (prédio acadêmico)

Texto descritivo das estruturas do prédio acadêmico com carrossel de fotos delas

  • labs didáticos
  • LIG
  • sala de estudos
  • sala digital
  • auditório
  • Departamentos
Atendimentos e serviços à população

FU

LACFAR

Áreas de atuação do farmacêutico
Conteúdo temporário. Você deve inserir o seu texto aqui! Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Optio, neque qui velit. Magni dolorum quidem ipsam eligendi, totam, facilis laudantium cum accusamus ullam voluptatibus commodi numquam, error, est. Ea, consequatur.

Currículo e ementas

Reforma curricular

“Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar­-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente.” “Entende­-se como Projeto Pedagógico o instrumento que reflete a identidade e as direções intencionais da Unidade, balizando o planejamento de ações didático pedagógicas, técnico­-científicas e socioculturais que visam à formação acadêmica e profissional do aluno.”

O ementário de um curso é o documento em que constam todas as ementas das disciplinas (obrigatórias e optativas) oferecidas pelo Curso. Na ementa deve constar o código da disciplina, o número de crédito da disciplina, as disciplinas que são requisitos, um resumo ou sinopse do conteúdo que é ministrado na disciplina, o programa da disciplina e as principais referências bibliográficas relacionadas a disciplina.

As ementas disponibilizadas nesta página contém assinatura digital e correspondem a um documento oficial da Universidade.

Depoimentos

Fale conosco

Optimized by Optimole

Procedimentos Operacionais Padrão

2021

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.01_CTECFAR_FF_Uso_Racional_de_Antimicrobianos_Paula_Chagas_GuaciraMatos.pdf

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.02_CTECFAR_FF_Diagnostico_Molecular_da_Deficiencia_de_6GPD-1_DeboraMenezes_HelenaKeiko.pdf

Livros, e-books e capítulos

Manuais técnicos

Relatórios técnicos

Trabalhos técnicos

Artigos científicos