Graduação em Farmácia
O curso de graduação em Farmácia da UFRJ
O curso de Farmácia da UFRJ é coordenado pela Faculdade de Farmácia, que fica no Centro de Ciências da Saúde, no Campus da Cidade Universitária (Ilha do Fundão). Ele tem duração de 5 anos/10 semestres (turno integral) ou 6 anos/12 semestres (noturno). A cada semestre, 2 turmas de 80 alunos são iniciadas, uma no turno integral e uma no turno noturno.
Além de ter alta carga horária de aulas e atividades práticas, o estudante precisa fazer vários estágios em diferentes áreas, o que requer disponibilidade de tempo extra para finalizar o curso e se formar.
Clique abaixo para conhecer mais sobre o curso de Farmácia da UFRJ!
Em 15 de julho de 1937 surgiu a Universidade do Brasil, através da Lei n. 452, a partir de transformações na Universidade do Rio de Janeiro, composta por 15 escolas e faculdades, entre elas a Faculdade de Farmácia e, por 16 institutos colaboradores. A autonomia didática e administrativa, estabelecida pelo Decreto 8.272, em 3 de dezembro de 1945, não se traduziu em imediatas reformas. Podemos entender as razões já que o artigo 6° deste decreto estabelece:
“Enquanto funcionar a Faculdade Nacional de Farmácia no edifício da Faculdade Nacional de Medicina, exercerá o diretor desta, cumulativamente, a Direção da nova Faculdade”
Isto equivalia a dizer que a autonomia tinha limites!
Em cumprimento a essa determinação legal, em 28 de janeiro de 1946, reunia-se pela primeira vez a Congregação da Faculdade de Farmácia, sob a presidência do prof. Ugo de Castro P. Guimarães, então diretor da Faculdade de Medicina. O referido decreto, entretanto, era omisso em relação ao cargo de vice diretor. Por essa razão, o representante da Faculdade de Farmácia junto ao Conselho Universitário, prof. João Coelho do Nascimento Bittencourt, habilmente tomou a iniciativa de propor ao referido conselho a criação do cargo de vice-diretor para a Faculdade de Farmácia. Esta proposta provocou grande resistência, a ela opondo-se ao próprio reitor, prof. Azevedo Amaral. A Comissão de Legislação também se pronunciou contrária à proposta. Entretanto, os profs. Barbosa de Oliveira e Temístocles Cavalcante pedem vistas do processo e em substancioso parecer sugerem que, de acordo com a lei vigente, seria necessária, não só a criação do cargo de vice-diretor, mas também o de diretor, não se podendo admitir uma unidade universitária sem direção própria.
Em virtude dessa resolução, no dia 9 de abril de 1947 a Congregação indicou três de seus professores, tendo sido nomeado pelo reitor, o prof. Mário Taveira. O significado deste fato pode ser avaliado por trechos do discurso do prof.
Oswaldo de Almeida Costa, na ocasião da solenidade de posse do novo diretor:
“… um diretor vindo do seio dos professores da Faculdade de Farmácia, secular anseio da classe Farmacêutica brasileira de possuir sua Faculdade oficial padrão, autônoma, onde o ensino da Farmácia fosse ministrado por profissionais competentes, foi manifestado inúmeras vezes e por várias gerações. A Faculdade de Farmácia vinha há muito sob um regime de subordinação didática e administrativa que muito prejudicou o ensino da Farmácia.”
Texto descritivo das estruturas do prédio acadêmico com carrossel de fotos delas
- labs didáticos
- LIG
- sala de estudos
- sala digital
- auditório
- Departamentos
FU
LACFAR
Currículo e ementas
“Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente.” “Entende-se como Projeto Pedagógico o instrumento que reflete a identidade e as direções intencionais da Unidade, balizando o planejamento de ações didático pedagógicas, técnico-científicas e socioculturais que visam à formação acadêmica e profissional do aluno.”
O ementário de um curso é o documento em que constam todas as ementas das disciplinas (obrigatórias e optativas) oferecidas pelo Curso. Na ementa deve constar o código da disciplina, o número de crédito da disciplina, as disciplinas que são requisitos, um resumo ou sinopse do conteúdo que é ministrado na disciplina, o programa da disciplina e as principais referências bibliográficas relacionadas a disciplina.
As ementas disponibilizadas nesta página contém assinatura digital e correspondem a um documento oficial da Universidade.
- Projeto pedagógico e currículo - (2011 - atual)
- Graduação em Farmácia - habilitações - (1998 - 2007)
- Graduação em Farmácia - habilitações - (1996 - 1997)
- Graduação em Farmácia - habilitações - (1983 - 1995)