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Leopolo C. Baratto

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Faculdade de Farmácia, Departamento de Produtos Naturais e Alimentos-DPNA. Atual Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) na gestão 2023-2025; foi Presidente da SBFgnosia nos biênios 2017-2019 e 2019-2021 e Vice-presidente na gestão 2021-2023. De agosto de 2014 a dezembro de 2015 foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, Instituto de Saúde Coletiva, Curso de Farmácia, no Campus de Santarém-PA. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e os títulos de Mestre (2010) e Doutor (2013) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). De abril de 2012 a março de 2013 desenvolveu estágio doutoral no exterior (período sanduíche), na Martin-Luther-Universität em Halle (Saale)-Alemanha, no grupo de pesquisa do Prof. Dr. Reinhard Paschke. Atua nas áreas de Farmacognosia e História Natural, e coordena projetos de pesquisa sobre História Natural, Etnobotânica Histórica, Etnofarmacologia e Fitoterapia baseada em evidências. É docente colaborador vinculado aos Programas de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Farmacêutica da UFRJ (CETECFAR/UFRJ) e em Ciências da Saúde da UFOPA (PPGCSA/UFOPA). Atua na área de Divulgação Científica, com foco em mídias sociais. Coordena projeto de extensão que possui um canal de divulgação científica sobre plantas medicinais nas mídias sociais, o PlantaCiência (@plantaciencia / www.plantaciencia.com), com mais de 33 mil seguidores no Instagram.

Pesquisa

Linhas de pesquisa

1) Fitoterapia baseada em evidências

2) História Natural, História da Farmacognosia e Etnobotânica Histórica

3) Botânica Aplicada

4) Divulgação Científica e Mídias Sociais

1) Etnobotânica Histórica como ferramenta para a Farmacognosia: plantas úteis e medicinais nos registros históricos dos séculos XVII a XIX

2) Inventário etnobotânico relacionado ao uso de métodos contraceptivos por mulheres ribeirinhas na região do Baixo Tapajós, Santarém, Pará.

3) Uso de espécies vegetais com finalidade de hipertrofia muscular e melhora de desempenho esportivo: Avaliação de prescrições de formulações magistrais e revisão sistemática para a busca de evidências clínicas.

  1. MARIATH, F.; BARATTO, L. C. Female naturalists and the patterns of suppression of women scientists in history: the example of Maria Sibylla Merian and her contributions about useful plants. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, v. 19, p. 17, 2023.
  2. BARATTO, L. C. Useful plants described in the Plantes Équinoxiales (1805-1817) by Alexander von Humboldt and Aimé Bonpland. Botany Letters, p. 1-18, 2022.
  3. BARATTO, L. C. A Farmacognosia no Brasil: Memórias da Sociedade Brasileira de Farmacognosia. 1. ed. Petrópolis: Editora do Autor, 2022. 356p .

Ensino

Farmácia

Ementa: Controle de qualidade de drogas vegetais e legislação de fitoterápicos. Principais classes de metabólitos secundários e drogas que as contêm: terpenoides, óleos essenciais, saponinas, heterosídeos cardiotônicos, alcaloides e demais substâncias nitrogenadas: metilxantinas e glucosinolatos. Drogas de abuso. Introdução à Fitoterapia.

Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde – UFOPA

Ementa: Introdução a plantas medicinais e fitoterápicos. Conceitos: Plantas medicinais, Fitoterápicos, Medicamento Fitoterápico, Produto Tradicional Fitoterápico, Droga Vegetal, Chá Medicinal, Princípios Ativos, Marcador Químico, Matéria Prima Vegetal. Desafios da fitoterapia. Formas de uso e aplicações da fitoterapia. Noções de processamento e conservação de plantas medicinais e preparações extrativas. Uso correto e seguro de plantas medicinais e de fitoterápicos em Atenção Básica. Registro dos fitoterápicos, Programa Farmácia Viva. Fitoterapia no SUS. Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e Legislações. Plantas medicinais e fitoterapia na Atenção Básica.

Extensão

PlantaCiência – Transformando o conhecimento científico em linguagem popular através da visão de crianças e adolescentes: falando sobre plantas medicinais nas mídias sociais.

Este projeto de extensão coordena um canal de divulgação científica sobre plantas medicinais, chamado “PlantaCiência”, nas mídias sociais, principalmente Instagram. O canal publica conteúdos próprios em formato de áudio, audiovisual e gráfico, conteúdos estes elaborados com a participação dos alunos e professores de escolas públicas de ensino fundamental e médio do estado do Rio de Janeiro, através de oficinas e feiras de ciências organizadas pela equipe do projeto. A criação do PlantaCiência surge com o crescimento dos recursos e inovações da era tecnológica, entre eles as redes e mídias sociais. Estas redes sociais têm enorme apelo popular e as publicações nestes canais têm amplo alcance, visibilidade e compartilhamentos na internet. O conhecimento científico produzido pelas universidades e centros de pesquisa, na maioria das vezes, têm linguagem técnica e acadêmica, pouco acessível à compreensão da comunidade não acadêmica. Na área de plantas medicinais e fitoterápicos, observa-se um aumento na circulação de informações que não tem embasamento científico ou que tem um tom apelativo, levando a população muitas vezes ao uso equivocado ou incorreto das plantas medicinais. A transmissão de informações em linguagem popular, porém de cunho científico, é de extrema importância para promover o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos.

Contato

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Procedimentos Operacionais Padrão

2021

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.01_CTECFAR_FF_Uso_Racional_de_Antimicrobianos_Paula_Chagas_GuaciraMatos.pdf

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.02_CTECFAR_FF_Diagnostico_Molecular_da_Deficiencia_de_6GPD-1_DeboraMenezes_HelenaKeiko.pdf

Livros, e-books e capítulos

Manuais técnicos

Relatórios técnicos

Trabalhos técnicos

Artigos científicos