Pular para o conteúdo

Fernanda de Lima Moreira

Professora Adjunta da Faculdade de Farmácia (FF) da UFRJ, possui Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (2010), Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – FCFRP-USP) (2013) e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) (2017) com período de estágio no departamento de farmacologia clínica da Universidade da Indiana (Indianapolis, EUA). Possui pós-doutorado (FCFRP-USP) (2021) na área de farmacocinética clínica. Atua nas disciplinas de graduação Biofarmácia, Análise Farmacêutica e Farmacometria no Laboratório Clínico. Atua no laboratório de Farmacometria (LabFarma) do Departamento de Fármacos e Medicamentos da FF-UFRJ. Sua linha de pesquisa tem como objetivo entender os fatores que influenciam a farmacocinética e a resposta ao medicamento através do emprego de modelos in vitro de metabolismo de fármacos pelo fígado, estudos de farmacocinética clínica e modelagem farmacocinética clássica (compartimental e não-compartimental) e baseada em fisiologia (PBPK).

Pesquisa

 

Linhas de pesquisa do LabFarma:

  1. Desenvolvimento e validação de métodos bioanalíticos empregando HPLC-DAD e LC-MS/MS;
  2. Análises em Farmacometria: monitoramento de fármacos, Farmacocinética compartimental, não compartimental, populacional (POPPK) e baseada em fisiologia (PBPK);
  3. Estudos in vitro de metabolismo de fármacos;
  4. Farmacogenômica

Roberta Reis Rocha (aluna de graduação em Farmácia) – Avaliação da contribuição das isoformas da UGT na disposição do raltegravir através de Modelagem Farmacocinética Baseada em Fisiologia.

Kyane Guerra Roque de Araújo (aluna de graduação em Farmácia) – Avaliação de interações clinicamente relevantes entre fitoterápicos e fármacos empregando Modelagem Farmacocinética Baseada em Fisiologia.

Juliana Queiroz da Silva (aluna de graduação em Farmácia)  – Desenvolvimento de uma ferramenta in silico para individualização da dose em hospitais da vancomicina e amicacina em pacientes críticos com câncer.

Thamiris dos Santos Ervencio (aluna de graduação em Farmácia)  – Otimização de posologias de beta-lactâmicos em pacientes críticos brasileiros empregando a ferramenta de Farmacocinética baseada em fisiologia.

Marya Antônia Wedan Romão (aluna de graduação em Farmácia) – Predição da exposição infantil ao nifedipino através da transferência placentária e do leite materno empregando Farmacocinética Baseada em Fisiologia.

Francisco da Silva Rezende  (aluno de graduação em Farmácia) – Predição da exposição materno-fetal a substâncias per- e polifluoroalquiladas na população brasileira empregando a abordagem de Toxicocinética Baseada em Fisiologia.

Moreira FD, Tarozzo MM, Nardotto GH, Gonçalves JC, Schmidt S, de-Moraes NV. Assessing the contribution of UGT isoforms on raltegravir drug disposition through PBPK modeling. Eur J Pharm Sci. 2022 Dec 1;179:106309. doi: 10.1016/j.ejps.2022.106309.

Ensino

Ementa:  Abordagem de vários parâmetros que influenciam a biodisponibilidade,  considerando as etapas de  liberação, absorção, biodistribuição, biotransformação e eliminação de fármacos.

Ementa: FFM302  ­  Análises  Farmacêuticas  ­ Conceitos gerais de controle  de qualidade, BPL, legislação,  farmacopéias,  apresentação das principais técnicas de  análise quali­ e quantitativa de insumos farmacêuticos e de medicamentos líquidos, sólidos e semi­sólidos; estabilidade de produtos farmacêuticos

Ementa:  Farmacometria  no laboratório clínico,  com  ênfase aos aspectos conceituais e práticos das subáreas:  monitoramento terapêutico de fármacos e farmacogenômica. Aplicação de métodos bioanalíticos para avaliação da eficácia  e  segurança  do  tratamento medicamentoso.  Interpretação dos testes de fármacos e genotipagem aplicadas a terapêutica individualizada

Extensão

Consciência Farmacêutica

O projeto de extensão Consciência Farmacêutica tem objetivo de divulgação cientifica de informações relevantes de pesquisa e atualidades da área Farmacêutica. O projeto inclui:

  1. Curso gratuito de Nanotecnologia Farmacêutica para o público-alvo farmacêuticos, estudantes de Farmácia e áreas afins; docentes da rede pública de ensino (escolas ou Universidades). 
  2. Divulgação científica em mídias sociais por meio de postagens e artigos dos alunos de graduação da Faculdade de Farmácia (extensionistas do projeto).

Contato

Optimized by Optimole

Procedimentos Operacionais Padrão

2021

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.01_CTECFAR_FF_Uso_Racional_de_Antimicrobianos_Paula_Chagas_GuaciraMatos.pdf

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.02_CTECFAR_FF_Diagnostico_Molecular_da_Deficiencia_de_6GPD-1_DeboraMenezes_HelenaKeiko.pdf

Livros, e-books e capítulos

Manuais técnicos

Relatórios técnicos

Trabalhos técnicos

Artigos científicos