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Mario Gandra

O professor adjunto Mario é graduado em Ciências Biológicas – Modalidade Médica (2000) e tem doutorado em Bioquímica (2004), ambos pela UFRJ. Depois de um estágio de pós-doutoramento em Salvador/BA (CPqGM/Fiocruz), atuou em IES privadas como professor de diferentes disciplinas básicas, como: biologia celular, bioquímica e biofísica. Foi professor substituto (Bioquímica, 2007-2009) e adjunto (Biofísica, 2009-2014) na UFBA. Após transferência para a Faculdade de Farmácia da UFRJ (2014), passou a lecionar as disciplinas Biofísica, Saúde Coletiva, e Bioquímica Clínica Fundamental. Atualmente é orientador credenciado no Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD/IBqM/UFRJ) e desenvolve pesquisa em educação & tecnologia, educação aberta, e-learning, ensino superior híbrido e design curricular.

Pesquisa

Mario é pesquisador e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Estratégias Educacionais (LDE²/FF/UFRJ). O LDE² se destaca pelo desenvolvimento de pesquisa em Educação & Tecnologia, sempre vinculados a projetos de alunos do Programa de Mestrado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD/IBqM/UFRJ).

Linhas de pesquisa:

    1. Transformação digital e didática do ensino superior: caminhos para uma educação transformadora no século XXI.

Mario é orientador credenciado no Programa de Mestrado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD/IBqM/UFRJ), fazendo parte do corpo docente permanente desde 2016. Atualmente, orienta 3 mestrandos desse programa. Veja abaixo:

1 – Simone Barreira Morandini. — Projeto: Formação Didática do Docente Universitário nas Áreas de Ciências Biológicas e da Saúde: um estudo de caso.

2 – Cesar Augusto Viana Araújo. —  Projeto: O currículo dos Cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia: alinhamento com as diretrizes de atuação profissional.

3 – Danielly Maciel Barbosa. — Projeto: A institucionalização da Educação à Distância: o caso do Instituto Federal de Goiás.

Ensino

Ementa: soluções; transporte através de membranas. Resistência a Múltiplas drogas. Espectro eletromagnético: radiações e a matéria viva; modificadores da sensibilidade celular. Lesões induzidas no DNA e reparo. Radiomiméticos e quimioterápicos. Avaliação de mutagênicos/carcinogênicos Estresse oxidativo, radicais,
envelhecimento e câncer. Melanogênese e fotocarcinogênese. Antioxidantes, fotoprotetores e radioprotetores. Traçadores radioativos e não radioativos. Radiofármacos. Fotoproteção e radioproteção.

Ementa: A disciplina procura analisar a problemática da saúde pública no país discutindo os fatores que condicionam a saúde (saneamento, planejamento em saúde, organização do sistema de atenção à saúde, etc) e discutindo os principais problemas de saúde no Brasil com ênfase na utilização racional do medicamento pela atuação do profissional farmacêutico na assistência à saúde pública.

Oferecida pela primeira vez em 2019, esta é uma disciplina eletiva do Programa de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Ciências (MP-EGeD/IBqM/UFRJ). Nela são trabalhados os princípios norteadores da Educação Online, como aprendizagem colaborativa; interatividade; mediação docente; educação aberta; avaliação online; etc.

Extensão

A Radiopharma é um projeto de difusão científica para propagação da pesquisa realizada na UFRJ e em outras instituições de ensino superior. Por meio de entrevistas, pós-graduandos de diferentes áreas contam pra gente sobre seus trabalhos numa linguagem que permite a compreensão por todos. 

Clique aqui e conheça o projeto Radiopharma!

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2021

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.01_CTECFAR_FF_Uso_Racional_de_Antimicrobianos_Paula_Chagas_GuaciraMatos.pdf

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.02_CTECFAR_FF_Diagnostico_Molecular_da_Deficiencia_de_6GPD-1_DeboraMenezes_HelenaKeiko.pdf

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Trabalhos técnicos

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