Mario Gandra
O professor adjunto Mario é graduado em Ciências Biológicas – Modalidade Médica (2000) e tem doutorado em Bioquímica (2004), ambos pela UFRJ. Depois de um estágio de pós-doutoramento em Salvador/BA (CPqGM/Fiocruz), atuou em IES privadas como professor de diferentes disciplinas básicas, como: biologia celular, bioquímica e biofísica. Foi professor substituto (Bioquímica, 2007-2009) e adjunto (Biofísica, 2009-2014) na UFBA. Após transferência para a Faculdade de Farmácia da UFRJ (2014), passou a lecionar as disciplinas Biofísica, Saúde Coletiva, e Bioquímica Clínica Fundamental. Atualmente é orientador credenciado no Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD/IBqM/UFRJ) e desenvolve pesquisa em educação & tecnologia, educação aberta, e-learning, ensino superior híbrido e design curricular.
Pesquisa
- Laboratório e linhas de pesquisa
- Orientações em andamento
- Principais produções
Mario é pesquisador e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Estratégias Educacionais (LDE²/FF/UFRJ). O LDE² se destaca pelo desenvolvimento de pesquisa em Educação & Tecnologia, sempre vinculados a projetos de alunos do Programa de Mestrado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD/IBqM/UFRJ).
Linhas de pesquisa:
- Transformação digital e didática do ensino superior: caminhos para uma educação transformadora no século XXI.
Mario é orientador credenciado no Programa de Mestrado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD/IBqM/UFRJ), fazendo parte do corpo docente permanente desde 2016. Atualmente, orienta 3 mestrandos desse programa. Veja abaixo:
1 – Simone Barreira Morandini. — Projeto: Formação Didática do Docente Universitário nas Áreas de Ciências Biológicas e da Saúde: um estudo de caso.
2 – Cesar Augusto Viana Araújo. — Projeto: O currículo dos Cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia: alinhamento com as diretrizes de atuação profissional.
3 – Danielly Maciel Barbosa. — Projeto: A institucionalização da Educação à Distância: o caso do Instituto Federal de Goiás.
- Machado, W. B. ; Gandra, M. From a “Brick-and-Mortar” Project to a MOOC. In: Auer M.E., Hortsch H., Michler O., Köhler T.. (Org.). Mobility for Smart Cities and Regional Development – Challenges for Higher Education. ICL 2021. 1ed.Cham: Springer Nature Switzerland AG, 2022, v. 390, p. 127-134.
- Machado, W. B. ; Gandra, M. The transition of a workshop for training teacher on videoclass recording: lessons from a social representations study. In: Thomas Köhler, Eric Schoop, Nina Kahnwald, Ralph Sonntag. (Org.). Communities in New Media. Digital participation in hybrid realities and communities. Proceedings of 24th Conference GeNeMe 2021.. 1ed.Dresden: TUDPress, 2021, v. 1, p. 394-394.
Ensino
- Biofísica (Gd)
- Saúde Coletiva (Gd)
- Tecnologias para a Aprendizagem Ativa Digital (PG)
Ementa: soluções; transporte através de membranas. Resistência a Múltiplas drogas. Espectro eletromagnético: radiações e a matéria viva; modificadores da sensibilidade celular. Lesões induzidas no DNA e reparo. Radiomiméticos e quimioterápicos. Avaliação de mutagênicos/carcinogênicos Estresse oxidativo, radicais,
envelhecimento e câncer. Melanogênese e fotocarcinogênese. Antioxidantes, fotoprotetores e radioprotetores. Traçadores radioativos e não radioativos. Radiofármacos. Fotoproteção e radioproteção.
Ementa: A disciplina procura analisar a problemática da saúde pública no país discutindo os fatores que condicionam a saúde (saneamento, planejamento em saúde, organização do sistema de atenção à saúde, etc) e discutindo os principais problemas de saúde no Brasil com ênfase na utilização racional do medicamento pela atuação do profissional farmacêutico na assistência à saúde pública.
Oferecida pela primeira vez em 2019, esta é uma disciplina eletiva do Programa de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Ciências (MP-EGeD/IBqM/UFRJ). Nela são trabalhados os princípios norteadores da Educação Online, como aprendizagem colaborativa; interatividade; mediação docente; educação aberta; avaliação online; etc.
Extensão
A Radiopharma é um projeto de difusão científica para propagação da pesquisa realizada na UFRJ e em outras instituições de ensino superior. Por meio de entrevistas, pós-graduandos de diferentes áreas contam pra gente sobre seus trabalhos numa linguagem que permite a compreensão por todos.
Clique aqui e conheça o projeto Radiopharma!