Reginaldo Almeida da Trindade
Biomédico pelo Centro Universitário Lusíada (UNILUS). Mestre em Tecnologia Nuclear (Aplicações) e Doutor em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realiza estudos nas linhas de bioprospecção terapêutica e nas estratégias públicas e laboratoriais para melhoria de serviços e diagnósticos em saúde. No ensino de graduação em Farmácia, atua nas disciplinas de “Diagnóstico Clínico Laboratorial” e “Citopatologia Clínica Aplicada” e, na pós-graduação em Nanobiossistemas, na disciplina de “Bases biológicas e farmacêuticas para o desenvolvimento de produtos aplicados à saúde”.
- Currículo Lattes
- ORCID
- Laboratório
Pesquisa
- Laboratório e linhas de pesquisa
- Orientações em andamento
- Principais produções
Laboratório de Diagnósticos em Saúde (LaDiS)
Linhas de pesquisa:
- Avaliação de programas públicos para promoção à saúde;
- Avaliação qualitativa no âmbito das representações sociais para adesão aos programas públicos de promoção à Saúde;
- Avaliação qualitativa e quantitativa de dados em saúde disponibilizados em plataformas de domínio público para proposição de estratégias de promoção à saúde;
- Avaliação experimental de compostos bioativos extraídos de matrizes naturais para prospecção terapêutica.
Ensino
- Diagnóstico Clínico Laboratorial (Gd)
- Citopatologia Clínica Aplicada (Gd)
-
Bases biológicas e farmacêuticas para o
desenvolvimento de produtos aplicados à saúde (PG)
Ementa: Lesões prémalignas e malignas na prevenção do câncer de colo de útero: Reconhecimento celular, critérios de malignidade; Interpretação clínica do hemograma: Nas doenças infecciosas; Nas neoplasias hematológicas; Interpretação clínica nas doenças metabólicas endócrinas: Diabetes mellitus, Hipotiroidismo, Hipertiroidismio; Enzimas cardíacas. Controle de qualidade em análises clínicas: Controle externo, Controle interno, Qualidade total; Interferência medicamentosa nos exames laboratoriais.
Ementa: Fundamentos da citopatologia, célula em todos os tecidos formados de epitélio, citologia de secreções e excreções, líquido sinovial, líquido seminal, liquor, citologia vaginal e cervical, mama. Será dada ênfase nas metodologias de coloração, técnicas de coleta de material fixados e conservados.
Ementa: A disciplina tem por objetivo fornecer ao pós-graduando de NanoBiosSistemas conhecimentos com interfaces biológicas e farmacêuticas necessários ao planejamento e desenvolvimento de produtos para aplicação à saúde humana. Com isso, embasar a elaboração de racional experimental compatível com as possibilidades e as limitações impostas pelo funcionamento regular dos processos orgânicos, além das ferramentas in silico de avaliação e os aspectos legais. A disciplina é ministrada por professores da Faculdade de Farmácia credenciados como orientadores no PPGIM-Nanobiossistemas: Ana Carolina Rennó Sodero, Daniel Ernesto Rodríguez Fernández, Helena Keiko Toma, Kattya Gyselle de Holanda e Silva, Reginaldo Almeida da Trindade, Theo Luiz Ferraz e Souza e Viviane de Oliveira Freitas Lione.
Extensão
2022: Vacinação: Tecnologia com História;
2021: Roda de Conversa sobre Imunologia, Vacina e Sorologia (evento online);
2019: Vacinação, um caminho sustentável de prevenção!
2018: Vacinação, um direito de todos!