Pular para o conteúdo

Maria Letícia de Castro Barbosa

Professora Adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de Síntese Orgânica e Química Medicinal (LaSOQuiM). Possui graduação em Farmácia (2006) com habilitação em Indústria (2007) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduação Lato-Sensu em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras (2007), mestrado em Química (2009) e doutorado em Química (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado parte de seu trabalho de doutorado em estágio sanduíche na Eberhard Karls Universität Tübingen – Alemanha. Atua como pesquisadora na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Fármacos para o tratamento de diversas doenças, e.g. câncer, doenças inflamatórias e neurodegenerativas. É coordenadora do Projeto de Extensão “Medicamentos e saúde mental: Promoção do uso racional de psicofármacos”, voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Município do Carmo – RJ. Atualmente, atua também na Coordenação do Curso de Graduação em Farmácia da UFRJ, turno Integral.

Pesquisa

Professora Maria Letícia é coordenadora do Laboratório de Síntese Orgânica e Química Medicinal (LaSOQuiM)

Tese de doutorado
1. Raíssa Alves da Conceição. Planejamento, síntese e avaliação biológica de compostos multialvos inibidores de acetilcolinesterase e BACE-1 candidatos a fármacos para a doença de Alzheimer. Início: 2019. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador).
 
Trabalho de conclusão de curso de graduação:
1.Barbara Fiaschetti da Costa. Impacto clínico da interação medicamentosa com antidepressivos na resposta terapêutica ao tamoxifeno. Início: 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).
 
2.Matheus da Silva Delgobbo. Tratamento farmacológico no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Início: 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).
 
Iniciação científica
 
1.Emanuelly Boechat. Um estudo piloto para Implementação do Grupo de Gestão Autônoma de Medicação (GAM) na Rede de Atenção Psicossocial do Município do Carmo – RJ. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Farmácia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).
 
2.Julia Santos Nunes. Impacto da Microbiota na Saúde e na Resposta aos Medicamentos. Início: 2021. Iniciação científica (Graduando em Farmácia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).
 
3.Leandro Nunes. Substituição Nucleofílica Aromática (SNAr) regiosseletiva para obtenção de 2-cloro-4-aminoquinazolinas biologicamente ativas. Início: 2021. Iniciação científica (Graduando em Farmácia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).
 
4. Michele Rodrigues da Silva. Planejamento, síntese e avaliação de novos inibidores da agregação da alfa-sinucleína como candidatos a fármacos para tratamento da Doença de Parkinson. Início: 2021. Iniciação científica (Graduando em Farmácia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).
 
5. Michele Rodrigues da Silva. Planejamento, síntese e avaliação de novos inibidores da agregação da alfa-sinucleína como candidatos a fármacos para tratamento da Doença de Parkinson. Início: 2021. Iniciação científica (Graduando em Farmácia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).
 
6. Guilherme Ferreira de Castro. Inibição da alfa-sinucleína na Doença de Parkinson. Início: 2022. Iniciação científica (Graduando em Farmácia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista: PIBIC, UFRJ. (Orientador).

2022:

JESUS, J. B.; CONCEICAO, R. A.; MACHADO, T.; BARBOSA, M. L. C.; DOMINGOS, T.; CABRAL, L. M.; RODRIGUES, C. R.; VIEIRA, B. A.; SOUZA, A. M. T. Toxicological assessment of SGLT2 inhibitors metabolites using in silico approach.. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, v. 94, p. e20211287, 2022.

PEREIRA DE JESUS, RÔMULO; DE SOUZA FRAGA, LETÍCIA; ABRAHIM VIEIRA, BÁRBARA; BARBOSA, MARIA LETÍCIA C. Myeloperoxidase Inhibitors as Anti-Inflammatory Drug Candidates. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA, v. 14, p. 669-682, 2022.

BARBOSA, M. L. C.; BARBOSA, G.; LIMA, L. M. Antitrombóticos. In: FERREIRA. E.I.; BARREIRO, E.J.; GIAROLLA, J.; PARISE FILHO, R.. (Org.). Fundamentos de Química Farmacêutica Medicinal. 1aed.: Editora Manole, 2022, v. , p. 1-714.

2021:

NOGUEIRA DA SILVA, P.; BARBOSA, M.L.C. New Perspectives for Antiplatelet Therapy: The Evolution of P2Y12 Receptor Antagonists. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA, v. 13, p. 999-1016, 2021.

2020:

PAULI, FERNANDA P.; MARTINS, JULIANA R.; PASCHOALIN, THAYSA; IONTA, MARISA; BARBOSA, MARIA LETICIA C. ; Barreiro, Eliezer J. . Novel VEGFR-2 inhibitors with an N -acylhydrazone scaffold. ARCHIV DER PHARMAZIE, v. 2020, p. e2000130, 2020.

LIMA, L. M.; BARBOSA, M. L. C.; do AMARAL, D. N.; BARREIRO, E. J. Case Study on Receptor Tyrosine Kinases EGFR, VEGFR, and PDGFR. Topics in Medicinal Chemistry. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2020, p. 1-47.

Ensino

Ementa: Indústria QuímicoFarmacêutica; Processos Unitários Orgânicos; Produção de MatériasPrimas e Insumos Farmacêuticos.

Ementa

Ementa

Ementa

Ementa

Ementa

Extensão

Projeto - Medicamentos e saúde mental: Promoção do uso racional de Psicofármacos

Projeto de extensão da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Secretaria de Saúde do Município do Carmo, no interior do estado do RJ, visando promover e fomentar o Uso Racional de Psicofármacos.

O projeto em questão promove diversas ações de capacitação e atualização profissional das equipes de saúde vinculadas à Coordenação de Saúde Mental e à Coordenação da Atenção Básica do Carmo, tornando-as ainda mais bem preparadas para o cuidado qualificado e atento dos pacientes usuários de Psicofármacos e de toda a população.

O projeto é coordenado pela Profa. Maria Letícia de Castro Barbosa, contando também com a participação de outros docentes da UFRJ, como a Profa. Dra. Milene Rangel (FF, UFRJ), a Profa. Dra. Aline Guerra M. Fraga (FF, UFRJ) e a Profa. Dra. Marina Amaral Alves (IPPN, UFRJ), além do engajamento de diversos graduandos do curso de Farmácia da UFRJ, trabalhando em parceria com as equipes de Saúde Mental e Atenção Básica do Município do Carmo com o objetivo de fomentar a adequada gestão do cuidado em saúde mental e a elaboração de protocolos clínicos e políticas para a prescrição, utilização e distribuição segura de Psicofármacos.

Além disso, o Projeto visa o esclarecimento e divulgação científica sobre o “Uso Racional de Psicofármacos na promoção da Saúde Mental”, empregando linguagem acessível e de fácil compreensão, com enfoque principal voltado a pacientes, cuidadores e familiares.

O projeto conta com a participação de bolsista de extensão contemplado no edital PROFAEX-UFRJ 2022.

Minicurso - Psicofármacos: Interações medicamentosas e metabolismo

coordenado pela Profa. Maria Letícia Barbosa em parceria com a Secretaria de Saúde do Município do Carmo, localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro. Este curso em específico, ofertado na modalidade à distância com carga horária total de 8h, visa à atualização profissional e a troca de saberes com as equipes de saúde atuantes na saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste curso, serão apresentados conceitos relevantes para o adequado emprego clínico de psicofármacos. O conteúdo programático proporcionará a revisão, discussão e consolidação de temas, como: i) ocorrência de interações medicamentosas entre os psicofármacos e entre esta e outras classes terapêuticas de fármacos; ii) principais aspectos relativos ao metabolismo de psicofármacos e seu eventual impacto para interações com outros medicamentos e alimentos; iii) variação na resposta individual ao tratamento a depender do perfil metabólico do paciente, o qual pode varia em consequência da idade, comorbidades, aspectos nutricionais ou como consequência de variações genéticas.

Contato

Optimized by Optimole

Procedimentos Operacionais Padrão

2021

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.01_CTECFAR_FF_Uso_Racional_de_Antimicrobianos_Paula_Chagas_GuaciraMatos.pdf

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.02_CTECFAR_FF_Diagnostico_Molecular_da_Deficiencia_de_6GPD-1_DeboraMenezes_HelenaKeiko.pdf

Livros, e-books e capítulos

Manuais técnicos

Relatórios técnicos

Trabalhos técnicos

Artigos científicos