Igor Almeida Rodrigues
Professor Adjunto da Faculdade de Farmácia, possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos do Instituto de Química (IQ/UFRJ). Realizou Pós-Doutorado (2010-2013) através do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG/UFRJ). Membro do Conselho Editorial da revista Ciência e Tecnologia de Alimentos (Food Science and Technology). Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ e bolsita de Produtividade CNPq 2. Possui experiência na área de Produtos Naturais e Alimentos, com ênfase na investigação da atividade biológica em modelos celulares.
- Currículo Lattes
- ORCID
- Researchgate
- Laboratório
Pesquisa
- Laboratório e linhas de pesquisa
- Orientações em andamento
- Principais produções
Prof. Igor é pesquisador e coordenador do Laboratório de Investigação de Substâncias Bioativas – Faculdade de Farmácia- UFRJ. O laboratório desenvolve pesquisas nas áreas de:
1) Prospecção de produtos naturais seus derivados com atividade anti-Leishmania;
2) Citotoxidade de produtos naturais;
3) Bioativos em alimentos e bebidas in natura e fermentados, com foco na atividade antioxidante.
Os projetos desenvolvidos no LISBio contam com a atuação de alunos de Iniciação Científica (bolsistas e voluntários), mestrandos e doutorandos e são voltados para as linhas de pesquisa principais, tendo como foco o(a):
- Investigação de mecanismos de ação (inibição de enzimas-alvo) de candidatos a drogas de origem natural contra Leishmania;
- Desenvolvimento de formulações com ativos naturais para o tratamento da infecção por Leishmania;
- Caracterização de perfil químico e potencial funcional (antioxidante) de matrizes alimentares in natura e fermentadas;
- Influencia de tecnologias emergentes no perfil químico e potencial funcional de matrizes alimentares in natura.
Ensino
- Bromatologia em Saúde (Gd)
Ementa:
A Bromatologia é a ciência que estudas os alimentos em todos os seus aspectos (composicionais, fisico-químicos, funcionais, dentre outros). A Bromatologia em Saúde é uma disciplina que visa a compreensão da relação do alimento com a saúde humana e, para isso, aborda temas tais como consumo, nutrientes e doenças carenciais, alimentos para fins especiais e funcionais, além aspectos de decomposição e tempo de prateleira.
Correlações entre Nutrientes, Dieta e Saúde. Doenças carenciais. Recomendações Dietéticas. Biodisponibilidade e Interações. Alimentos Funcionais e Nutracêuticos. Alimentos para Dietas Especiais. Deterioração e Prazo de Validade. Rotulagem, Consumerismo e Vigilância Sanitária.
Extensão
Projeto “Microzinhando: ensinando microbiologia através da produção de alimentos”.
- Coordenação: profa. Ana Maria Mazotto (IMPG/UFRJ)
- Integrantes: Igor Almeida Rodrigues (FF/UFRJ); Mariana Monteiro (INJC/UFRJ); Mateus Godoy (IMPG/UFRJ)
Os microrganismos desempenham importantes papeis na manutenção do ecossistema, na produção de insumos industriais e na saúde humana, entretanto a microbiologia é uma ciência pouco conhecida pela sociedade brasileira. Além disso, os microrganismos e sua diversidade de aplicação são pouco conhecidos, sendo estes geralmente associados às doenças. Este projeto visa divulgar a microbiologia e os aspectos positivos da interação dos microrganismos com o homem através da produção de alimentos. Pães, queijos, vinhos, cervejas têm sido consumidos por séculos e são produzidos através de biotransformação conduzidas por microrganismo. Atualmente, é sabido que os microrganismos também podem ser incorporados aos alimentos como probióticos, trazendo diversos benefícios à saúde humana. Culinária e saúde são dois temas que despertam o interesse público, e podem ser usados na divulgação da microbiologia. Este é o começo do projeto intitulado Microzinhando, que utilizará plataformas digitais para a divulgação do conteúdo gerado (vídeos, matérias, receitas, etc). Espera-se que em etapas futuras este projeto possa realizar atividades presenciais em escolas. O projeto conta com a participação ativa de alunos de graduação e pós-graduação, podendo ser contabilizado como extensão curricular.
A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade também se fazem presente neste projeto, uma vez que une diferentes especializações como Microbiologia, Nutrição, Gastronomia e Comunicação Social para promoção de saberes, dentro dos princípios da dialógica, em conjunto com a cominidade.