Kattya Gyselle de Holanda e Silva
Professora associada ao departamento de Fármacos e Medicamentos e credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Nanobiossistemas, Gyselle é Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Habilitação em Farmácia Industrial (2003), possui mestrado em ciências da saúde – UFRN (2005) e doutorado em co-tutela com a Université Paris-Sud (2010). É membro da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência. Tem experiência em tecnologia farmacêutica de sistemas dispersos, nanotecnologia e suas aplicações no desenvolvimentos de novas formas farmacêuticas; se interessa por doenças negligenciadas e fármacos insolúveis.
- Currículo Lattes
- ORCID
- Laboratório
Pesquisa
- Laboratório e linhas de pesquisa
- Orientações em andamento
- Principais produções
Coordenadora do Laboratório de Sistemas Híbridos (LaSHi)
Vinculado ao PpGIM-NanoBiossitemas, o LaSHI se dedica ao desenvolvimento de formas farmacêuticas para fármacos insolúveis, com o objetivo de oferecer novas possibilidades de tratamento para doenças crônicas e/ou negligenciadas em alternativa à via oral.
Linhas de Pesquisa:
- Desenvolvimento de hidrogéis responsivos híbridos para aplicação oftálmica de Fármacos
- Incorporação de antibióticos insolúveis em nanosistemas lipídicos para incremento das propriedades farmacêuticas.
- Desenvolvimento de nanofibras poliméricas funcionalizadas para o tratamento de Leishmaniose tegumentar americana.
Rodrigo Albuquerque Silva – Projeto: Sistemas híbridos responsivos para administração oftálmica: Desenvolvimento e caracterização
Aline Barreto – Projeto: Desenvolvimento de nanofibras núcleo-casca com ácido hialurônico e nanoemulsão para aplicações biomédicas
Ensino
- Farmacotécnica II (Gd)
- Tecnologia Farmacêutica (Gd)
- Introdução à Nanobiossistemas (PG)
-
Bases biol. e farmac. para o desenvolvimento
de produtos aplicados à saúde (PG) - Estratégia e Aplicação de Nanobioprodutos (PG)
Sistemas dispersos e colóides. Formas farmacêuticas obtidas por dispersão: géis, emulsões clássicas, micro e nanoemulsão, cálculo de Equilibrio Hidrófilo Lipofílo, suspensões, aerossóis. Formas dermatológicas: pastas e pomadas. Formas farmacêuticas estéreis e isotônicas: métodos de esterilização, injetáveis, isotonia, preparações oftálmicas e nasal.Formas farmacêuticas cavitárias: supositórios, óvulos e otológica. Novas tecnologias: sistemas de liberação modificada (lipossomos, micro e nanopartículas poliméricas e lipídicas, transdérmicos).
Mecanismos de liberação de fármacos a partir de formas farmacêuticas de liberação modificada. Tecnologia de preparação, caracterização físico-química e aplicações terapêuticas de: comprimidos revestidos, comprimidos matriciais, sistemas lipossomais, micro e nanoparticulados. Bioencapsulação. Implantes. Formas bioadesivas. Iontoforese. Ciclodextrinas. Vetorização de fármacos. Planejamento e desenvolvimento de estudos de biodisponibilidade e bioequivalência.
Nanobioprodutos em Nutrição e Medicina (em Genômica e Proteômica, Vacina, Medicamentos e Cosméticos, diagnósticos, embalagens), Nanovesículas, Nanotubos de carbonos e fulerenos, Nanocompósitos, Quantum dots, Segurança e Regulação, Produção em escala industrial e produtos no mercado
Extensão
O projeto Formulando considera que fazer ciência é adquirir continuamente novos conhecimentos e responsabilizar, a nós mesmos e aos outros, pela compreensão da sociedade. Este projeto se coloca como uma ação afirmativa da “Agenda 2030”, diretamente associada aos ODS 4, 8 e 10. E nesse contexto, como suporte para educação formal e informal, esse projeto pretende promover literacia científica para alunos da rede pública de ensino e assim assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade (ODS 4), ao mesmo tempo que reduz as desigualdades estruturais que afetam os alunos surdos no sistema de ensino atual (ODS 10). E dessa forma, trazer a visão científica para todos os participantes do projeto criando um ambiente favorável para que os alunos recebam a formação que lhes permita ingressar no mercado de trabalho de maneira digna e que para que os professores da rede pública possam desenvolver de maneira decente sua capacidade docente (ODS 8).
Credenciado à Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência, em 2023, o projeto Formulando recebe suporte financeiro do edital “SPBC vai à escola”.
@formulandolc