Daniela Uziel
Daniela possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, após período “sanduíche” na França (Inserm U371) e Alemanha (FSU Jena). Mais recente finalizou um novo doutorado (2019) em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Foi Pesquisadora Visitante do Centro de Ciência, Tecnologia e Sociedade do IPEA, sede Rio de Janeiro (out-2018 a março 2020). Atua em parceria com docentes de outras áreas do conhecimento da UFRJ e da UFF nas Disciplinas Integradas de Empreendedorismo da UFRJ, que recebeu o prêmio de educação empreendedora (rodada estadual) do Sebrae em 2019. Desde 2012 trabalha com empreendedorismo acadêmico de alta tecnologia e inovações na área biomédica, colaborando na consolidação do ecossistema de Inovação da UFRJ.
Pesquisa
- Laboratório e linhas de pesquisa
- Orientações em andamento
- Principais produções
Daniela é pesquisadora e coordenadora Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (GPEI). O foco do GPEI é estudar as habilidades empreendedoras e o processo de criação de novos negócios focados em tecnologia e inovação.
1. O mercado de trabalho e a inserção das profissões da área biomédica
A formação de mão de obra capacitada e especializada pode ser vista como uma das principais contribuições da universidade para a inovação na indústria. Na área biomédica, formações como Biomedicina, Farmácia e Biologia geram profissionais com alta capacitação que podem potencialmente contribuir para a indústria da saúde. Este projeto estuda as oportunidades existentes e a inserção desses profissionais.
2. Formação de spinoffs acadêmicas no contexto da interação academia-indústria
O relacionamento entre academia e indústria compreende parte do que a literatura atual nomeia como “terceira missão da universidade” e pode se estabelecer de diversas formas, sendo as mais relevantes a existência de co-publicações, a criação de joint labs, a gênese de spinoffs, o patenteamento e licenciamento, e o estabelecimento de contratos de co-desenvolvimento. A gênese de spinoffs é objeto de estudo em países desenvolvidos, mas vem ganhando grande interesse em países em desenvolvimento, visto o estímulo a esta atividade, principalmente a partir do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Este projeto foca em todo o processo, desde as características iniciais que fazem um projeto ou um pesquisador empreender, até os desafios de estabelecer um modelo de negócios escalável e repetível.
Daniela é credenciada no Programa de Mestrado Profissional de Formação para a Pesquisa Biomédica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e será também pelo Programa de Engenharia de Biossistemas, que está em processo de criação, envolvendo a Escola de Química e o IBCCF.
Uziel, Daniela; Allonso, D. Interação academia-indústria Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2022. v. 1. 126p.
Figueiredo, P.N. ; Uziel, Daniela ; Cabral, BP ; Palhinha, L. ; Gomes, P.I. . Accumulation of Technological Capabilities for Innovation and Strengthening Competitiveness in the Biotechnology Ecosystem for Human Health in Brazil. EBAPE, Fundação Getúlio Vargas. DOI: https://doi.org/10.12660/tliiwps.85011
Uziel, Daniela; MATHIAS, J. F. C. M. . Desigualdade salarial no setor farmacêutico no Brasil: uma proposta metodológica e reflexões para o pós-pandemia. In: João Felippe Cury M. Mathias, Luiz Fernando Saraiva. (Org.). Igual-Desigual: História e Economia das desigualdades antes, durante e após a pandemia. 1ed.São Paulo: Hucitec, 2020, p. 1-416.
Ensino
- Empreendedorismo em Ciências Farmacêuticas (Gd)
- Inovação em Ciências Farmacêuticas (Gd)
- Empreendedorismo, Ciência e Tecnologia (PG)
Ementa:
A disciplina é inspirada em duas disciplinas de referência: o curso de empreendedorismo Lean Launchpad, da Universidade da Califórnia Berkeley, e o curso de empreendedorismo ministrado pelo Centro de Empreendedorismo do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Através de metodologia ativa, os alunos são instruídos a buscar um problema relevante, um segmento de mercado e fazer este encaixe, gerando um novo produto e a proposta de uma startup.
Ementa:
A disciplina foca especificamente em inovação em produtos para a área biomédica, com ênfase em ciências farmacêuticas. Busca-se identificar problemas médicos de diferentes naturezas que ainda estão pendentes de solução. Apresenta demandas específicas, seja pelo lado do profissional que realiza atendimento, seja pelo SUS através do uso de poder de compra do Estado. O sistema de saúde brasileiro. Regulatório da saúde no Brasil para produtos para a saúde, fármacos & medicamentos e cosméticos e saneantes. Avaliação de Tecnologias em Saúde e Rebrats. Introdução a geração de valor e criação de startups.
Ementa: A disciplina ensina os principais passos para o processo de empreender e possibilita que o aluno coloque a metodologia em prática imediatamente ou no futuro. Os alunos são estimulados a trazer seus próprios projetos e a testá-los utilizando a metodologia ensinada. O formato mescla aulas teóricas, dinâmicas, discussões em grupo baseadas em leitura da bibliografia recomendada e busca ativa do encaixe problema-segmento-solução.