Pular para o conteúdo

Faculdade de Farmácia

Laboratório de Nanotecnologia Biofuncional

Nossas pesquisas envolvem o desenvolvimento de biomateriais ligados à saúde humana, atuando principalmente na micro e nanoencapsulação e liberação controlada de substâncias bioativas, preferencialmente de origem natural. Na área de Nanociência e Nanotecnologia nos destacamos na preparação e caracterização de nanopartículas magnéticas para aplicações médicas (“drug delivery” e hipertermia magnética) e biotecnológicas (imobilização de enzimas). Colaboramos com outros pesquisadores de instituições diversas e fazemos parte da Rede NanoSaúde (coordenador Alexandre Rossi – CBPF) contemplada pela Faperj em 2019. Competências: – Sintetizar e funcionalizar nanopartículas magnéticas para aplicações biomédicas e biotecnológicas; – Estabilizar ativos farmacêuticos e alimentícios através da microencapsulação; – Desenvolver sistemas de liberação controlada de bioativos a partir da microencapsulação em polímeros naturais e sintéticos.

Projetos e parcerias

Projeto 1 - Desenvolvimento de suporte enzimático magnético nanoestruturado direcionado para o mercado de biotecnologia

Os biocatalisadores apresentam a vantagem da especificidade e seletividade, mas ainda representam um alto custo para implementação. Este projeto se propõe imobilizar a lipase de Yarrowia lipolytica aumentando a estabilidade e eficiência catalítica, tornando-o reutilizável e assim, diminuindo custos em processos biotecnológicos. No presente projeto serão desenvolvidas nanopartículas magnéticas funcionalizadas para imobilização de lipase que viabilizará a recuperação e reutilização.

Projeto 2 - Desenvolvimento de sistemas nanoestruturados com propriedades fluorescentes e magnéticas visando aplicações em teranóstico tumoral.

Este projeto consiste no design de nanoestruturas visando aplicações médicas, como rastreamento celular e teranóstico tumoral. As nanoestruturas desenvolvidas serão compostas pela combinação das seguintes subestruturas: nanopartículas superparamagnéticas derivadas de óxido de ferro (magnetita – Fe3O4, maghemita – Fe2O3 e ferro metálico – Fe0); fluoróforos naturais (extrato de cúrcuma e extrato de hipérico) e sintéticos (curcuminóides modificados); partículas poliméricas sintéticas (homopolímero PMMA e copolímero P(MMA-co-AA)) e marcadores de superfície (ácido fólico – introduz seletividade por tumores; dextran – favorece permeabilidade celular).

Projeto 3 - Avaliação dos efeitos da secagem do sourdough starter nas características microbiológicas, químicas e sensoriais do pão de fermentação natural.

Sourdough starter é uma mistura de farinha de trigo ou centeio e água contendo leveduras e bactérias ácido láticas sendo tradicionalmente utilizado como fermento para fabricação de produtos de padaria. A manutenção deste fermento pode ser trabalhosa e custosa. O projeto tem como objetivo realizar a secagem do sourdough starter através de liofilização e spray-drying para estabilizar. Além disso pretende-se realizar a identificação dos microrganismos presentes e seus produtos metabólitos durante a fermentação, observar as propriedades físico-químicas das amostras e realizar uma análise sensorial de pães produzidos com os fermentos na forma seca.

Projeto 4 - Desafios e oportunidades da produção de kombucha no brasil: avaliação mercadológica da bebida e revisão sistemática do uso da scoby pós-produção.

O projeto tem como objeto de pesquisa a bebida fermentada kombucha, investigando sua inserção, produção e consumo no mercado brasileiro através de questionários com produtores e consumidores, além da legislação e da literatura, e as possibilidades de uso da celulose bacteriana coproduzida em sua fermentação através de uma Revisão Sistemática da Literatura

Projeto 5 - Desenvolvimento de nanossistemas contendo triterpenos para aplicação biomédica.

O objetivo é encapsular extrato contendo triterpenos em um nanossistemas para obter uma atividade de inibição do crescimento de células tumorais, uma vez que estudos já existentes mostram que ele tem a capacidade de induzir a apoptose e modelar o ambiente do tumor, aliando essas características ao seu poder anti-inflamatório.

Parceria 1 - MAGTECH SOLUÇÕES EM NANOPARTÍCULAS MAGNÉTICAS LTDA – ME

Criada em 2017 por Marcel Martins

A Magtech é especializada no desenvolvimento de nanopartículas multifuncionais, direcionada a soluções biotecnológicas, principalmente em saúde. Apresenta em seu portfólio produtos nanoestruturados para o mercado de lifescience. Como principais aplicações destes produtos, destaca-se o emprego como suportes magnéticos para biomoléculas, marcação de células para uso em pesquisa e purificação de proteínas e/ou material genético. A Magtech conta com uma rede de parceiros comerciais e científicos, na área de biotecnologia, conseguindo assim viabilizar toda a análise de mercado prevista no projeto. 

Parceria 2 - NanoOnco 3D

Criada em 2022 por Jéssica Dornelas

A NanoOnco3D é uma empresa que desenvolve métodos alternativos ao uso de animais através da aplicação de tecnologias como cultivo celular 3D, bioimpressão e microfluídica, produzindo modelos biológicos para aplicação na triagem de fármacos, ativos e nanossistemas. Entregamos soluções inovadoras auxiliando em projetos de P&D e realizando triagens em modelos biológicos tridimensionais.

Parceria 3 - CERES inovação em alimentos

Criada em 2021 por Juliana Telles

A Ceres Alimentos (I.S.) é uma empresa do setor de alimentos fundada em 2021 por jovens pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento de produtos alimentícios funcionais. A empresa é especializada na criação de formulações compostas por extratos e emulsões de alimentos de origem vegetal com propriedades funcionais direcionados, principalmente, à indústria alimentícia. O modelo de negócio da Ceres Alimentos integra prestações de serviços de P&D do tipo on demand, desenvolvimento de produtos próprios e a venda direta de ingredientes alimentícios.

Parceria 4 - Flower Nanotechnology

Criada em 2022 por Arthur Miranda e Isabelle Guimarães

A Flower Nanotechnology é uma empresa de base tecnológica que propõe a utilização de microfluidica para a produção de formulações nanotecnológicas. A Flower surgiu em 2022 com a demanda do desenvolvimento e produção de chips de microfluidica além da pesquisa e desenvolvimento utilizando estes chips para a produção de formulações nanotecnológicas de nossos clientes.

Equipe

Marla Karolyne dos Santos Horta

pós-doutoranda

Marcel Guimarães Martins

Doutorando e CEO Magtech

Gabriel Albagli

Doutorando

Giselle Moreno

Mestranda

Camila Nogueira

Graduanda

Caroline Mesquita Morais

Graduanda

Alessandra Munis de Lima

Graduanda

Priscilla Vanessa Finotelli

coordenadora, orientadora

Estrutura

Endereço

Sala 38, bloco A, 2o andar

Centro de Ciências da Saúde

Av. Carlos Chagas Filho, 373

CEP: 21941-902

Estrutura

O LabNanoBiof possui estrutura de síntese de materiais micro e nanoestruturados, fazem parte equipamentos como ultrasonicador, rotaevaporador, centrífuga, estufa, liofilizador, etc.

Produção recente

  1. FIGUEIREDO-JUNIOR, ALEXSANDRO TAVARES; DOS ANJOS, FRANCISCA DE FÁTIMA; BRITO, FRANCISCO DAS CHAGAS DE MELO; VIANA, VICENTE GALBER FREITAS; VALENÇA, SAMUEL SANTOS; LANZETTI, MANUELLA; Finotelli, Priscilla Vanessa. Bixin loaded on polymeric nanoparticles: synthesis, characterization, and antioxidant applications in a biological system. Applied Nanoscience, v.11, p.63 - 78, 2021.
  2. SANTOS, EVELYN C.S.; CUNHA, JAMILI A.; MARTINS, MARCEL G.; GALEANO-VILLAR, BIANCA M.; CARABALLO-VIVAS, RICHARD J.; LEITE, PABLO B.; ROSSI, ANDRÉ L.; GARCIA, FLÁVIO; FINOTELLI, PRISCILLA V.; FERRAZ, HELEN C. Curcuminoids-conjugated multicore magnetic nanoparticles: Design and characterization of a potential theranostic nanoplatform. JOURNAL OF ALLOYS AND COMPOUNDS. , v.879, p.160448 - , 2021.
  3. ALBAGLI, GABRIEL; SCHWARTZ, ISABELA DO MONTE; AMARAL, PRISCILLA F.F.; FERREIRA, TATIANA FELIX; FINOTELLI, PRISCILLA V. How dried sourdough starter can enable and spread the use of Sourdough bread. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY. v.149, p.111888 - , 2021.
  1. LONGUINHO, MARIANA M.; LEITAO, S. G.; SILVA, RAPHAEL S.F.; SILVA, PEDRO E.A.; ROSSI, ANDRÉ L.; FINOTELLI, P. V. Lapazine loaded Alginate/Chitosan microparticles: Enhancement of anti-mycobacterium activity. JOURNAL OF DRUG DELIVERY SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 54, p. 101292, 2019.

Contato

Procedimentos Operacionais Padrão

2021

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.01_CTECFAR_FF_Uso_Racional_de_Antimicrobianos_Paula_Chagas_GuaciraMatos.pdf

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.02_CTECFAR_FF_Diagnostico_Molecular_da_Deficiencia_de_6GPD-1_DeboraMenezes_HelenaKeiko.pdf

Livros, e-books e capítulos

Manuais técnicos

Relatórios técnicos

Trabalhos técnicos

Artigos científicos