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Laboratório de Desenvolvimento de Estratégias Educacionais

O Laboratório de Desenvolvimento de Estratégias Educacionais nasceu em 2016, quando seu coordenador, prof. Mario Gandra, se credenciou como orientador no Programa de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD/IBqM/UFRJ). Desde então o LDE² tem agregado pesquisadores interessados em suas linhas de pesquisa focadas em: educação & tecnologia, educação aberta, ensino superior híbrido, design curricular e a institucionalização da educação à distância. Além da pesquisa desenvolvida, um dos principais objetivos do LDE² é auxiliar a transformação digital da Faculdade de Farmácia e de toda a UFRJ, através de ações educativas para servidores e estudantes.

Projetos e parcerias

Projeto 1: Formação Didática do Docente Universitário nas Áreas de Ciências Biológicas e da Saúde: um estudo de caso.

Em março de 2020 as universidades suspenderam as aulas presenciais devido à pandemia de COVID-19. Após autorização de implementação de ensino remoto para cursos presenciais, as instituições estabeleceram suas próprias resoluções só ensino remoto emergencial (ERE). A atuação como professor universitário não exige formação específica e poucos as têm e o ERE trouxe mais uma necessidade de treinamento didático para esses profissionais. Neste trabalho, investigamos a procura pelos professores de uma grande universidade federal do país por cursos livres (formação complementar) em educação durante os meses de ensino remoto. Os dados foram obtidos dos currículos cadastrados na Plataforma Lattes (CNPq) e no Portal da Transparência. Dos 1.280 professores, apenas 61 fizeram algum curso complementar em educação. A realização de formação complementar em educação correlacionou tanto com o tempo de serviço na instituição (negativa) quanto com o tipo de graduação (licenciatura – positiva). A formação didática continuada do docente universitário, geral ou para a EaD, deve ser estimulada e oferecida pelas IES para que o paradigma da aprendizagem conteudista e passiva mude com o tempo.

 

Pesquisadora principal: Simone Barreira Morandini

Oientação: Mario Gandra

Projeto 2: O currículo dos Cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia: alinhamento com as diretrizes de atuação profissional.

Este projeto de pesquisa tem como foco principal a educação profissional tecnológica de graduação em Radiologia. Foram analisadas as grades curriculares de três cursos presenciais, ofertados no Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de verificar o grau de consonância da estrutura curricular com as competências desejáveis para o perfil profissional descritos na Lei n° 7.394, de 29/10/1985, na Resolução n° 2, de 04/05/2012 do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia e do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, de 2016. A coleta de dados foi realizada em sites oficiais de repositórios de documentos do Governo e das Instituições de Ensino Superior. A relevância desta análise se dá pela necessidade de investigar a formação do profissional através das estruturas curriculares de ensino. Foram identificadas grandes concentrações de disciplinas, no campo do radiodiagnóstico em detrimento das áreas da radioterapia, medicina nuclear e industrial, mesmo o Rio de Janeiro figurando entre os três estados que mais concentram serviços nessas áreas. Como resultado do estudo, recomendamos que seja realizada uma revisão das grades curriculares analisadas, com o intuito de reduzir as discrepâncias encontradas e sugerimos estender a análise, para outros Estados, a fim de traçar um perfil profissional baseado na formação acadêmica.

 

Pesquisadoraprincipal: Cesar Augusto Viana de Araújo

Orientação: Mario Gandra

Co-orientação: Ana Carolina Rennó sodero

Projeto 3: A institucionalização da Educação à Distância: o caso do Instituto Federal de Goiás.

Este estudo identificou o tempo que cada Instituição Pública de Ensino Superior (IPES) do estado de Goiás levou para credenciar ao sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e o alcance dos cursos superiores no interior do estado por meio dos polos. O estudo possui uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa exploratória e descritiva. As informações foram coletadas dos sites oficiais das instituições e dos relatórios de gestão. O estudo identificou quatros IPES (UFG, UEG, IFGoiano e IFG) estão credenciadas ao sistema UAB. No Estado de Goiás, a UFG e a UEG são pioneiras no credenciamento à UAB. Os Institutos Federais, comparados a essas instituições, são instituições relativamente novas no credenciamento. Foram identificados 62 polos cadastrados na UAB e UEG é a Instituição com mais presença de polos da UAB no estado de Goiás.

 

Pesquisadora principal: Danielly Maciel Barbosa

Orientação: Mario Gandra

Parceria 1 - Education & Technology European Network

Desde 2021 o LDE² tem parceria com esta rede internacional de pesquisa em educação e tecnologia. Ela reúne pesquisadores de 7 países em 4 continentes e sua reunião anual, a Summer/Autumn School, visa o treinamento e mentoria de jovens doutorandos e mestrandos dos grupos de pesquisa parceiros. 

Equipe

Estrutura

Endereço

Sala 16, bloco A, 2o andar

Centro de Ciências da Saúde

Av. Carlos Chagas Filho, 373

CEP: 21941-902

Estrutura

Como um laboratório de desenvolvimento de projetos de pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas, o LDE² tem a estrutura de um escritório, com:

  • 15m2 de área total;
  • 3 computadores;
  • equipamentos audiovisuais semi-profissionais (câmera, lentes, microfones, projetor)

Produção recente

DO BOMFIM MACHADO W., GANDRA M. (2022) From a “Brick-and-Mortar” Project to a MOOC. In: Auer M.E., Hortsch H., Michler O., Köhler T. (eds) Mobility for Smart Cities and Regional Development – Challenges for Higher Education. ICL 2021. Lecture Notes in Networks and Systems, vol 390. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-93907-6_14.

Repositório

 

 

 

 

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2021

2021 Dissertação – Thayna Rocco

2021 Dissertação -Daniel Kibwila

2021 Dissertação – Christian Campos

2021 Dissertação – Emanuelle Vasconcellos

2021 Dissertação – Ingrid Del Castilo

2021 Dissertação – João Raphael Leite

2021 Dissertação – Leticia Maria

2021 Dissertação – Lilian Casartelli

2021 Dissertação – Mariana Muniz

 

2022

2022 Dissertação -Deborah Dias

2022 Dissertação -Lucas Ascari

2022 Dissetação – Daniel Vanzan

2022 Dissertação – Clara Nogueira

2022 Dissertação – Fellipe Francisco

2022 Dissertação – Gabriela Lopes

2022 Dissertação – Júlia Moura

2022 Dissertação – Pamela Gomes

2022 Dissertaçao – Thayane Araujo

 

2023

2023 Dissertação – Davi Vicente

2023 Dissertação – Miria Figueiredo

2023 Dissertação -Eduardo Araujo

2023 Dissertação – Carlos Roberto

 

2024

2024 Dissertação – Julia Gomes

2024 Dissertação – Gustavo Martins

2024 Dissertação – Carina Morgado 2024

2024 Dissertação – Breno de Almeida

2024 Dissertação – Anna Raphaella

2024 Dissertação – Anna Carolina Pereira Lontra

2024 Dissertação – Alessandra Correia

2024 Dissertação Thamires Bragança

2024 Dissertacao -Maria Heloisa

2024 Dissertação – Rodrigo Duarte

2024 Dissertação – Renata Marques

2024 Dissertação – Raissa Lima

2024 Dissertação – Mariana da Silva Gonçalves

2024 Dissertação – Mariana Cunha de Paula Freitas

2024 Dissertação – Loreena Klein

2024 Dissertação – Leon Victor

2024 Dissertação – Layla Theodoro

2024 Dissertação – Lara Junqueira

2024 Dissertação – Kamila Marques

Procedimentos Operacionais Padrão

2021

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.01_CTECFAR_FF_Uso_Racional_de_Antimicrobianos_Paula_Chagas_GuaciraMatos.pdf

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.02_CTECFAR_FF_Diagnostico_Molecular_da_Deficiencia_de_6GPD-1_DeboraMenezes_HelenaKeiko.pdf

Livros, e-books e capítulos

Manuais técnicos

Relatórios técnicos

Trabalhos técnicos

Artigos científicos