Departamento de Biotecnologia Farmacêutica
BIOTECFAR
Ensino
O BioTecFar oferece disciplinas para o curso de Graduação em Farmácia voltadas para as áreas de Bioquímica, Biofísica, Farmacologia e Biotecnologia aplicadas à saúde. Confira abaixo.
- Obrigatórias
- Eletivas
- Biofísica
- Metabolismo Integrado
- Biotecnologia Farmacêutica
- Controle Biológico, Microbiológico e de Qualidade de Produtos Farmacêuticos
- Princípios Básicos de Biofísica
- Inovação em Ciências Farmacêuticas
- Leitura Científica nas Ciências Biomédicas e da Saúde
- Bases Moleculares de Doenças Metabólicas
- Metabolismo de Lipídeos e Obesidade
- Empreendedorismo em Ciências Farmacêuticas
- Biocatalisadores em Processos Industriais
- História da Descoberta dos Fármacos
Pessoal
Atualmente, 13 docentes estão lotados no BioTecFar e contamos com 1 servidora técnico-administrativa atuando na secretaria do departamento.
- Professores
- Técnico-administrativos
- Eunice Bernal
Estrutura
O BioTecFar apresenta estrutura física e tecnológica distribuída entre 08 laboratórios. São 7 laboratórios de pesquisa e 1 laboratório didático. Conheça todos eles abaixo!
Laboratórios de pesquisa
- Análise e manipulação de ácidos nucleicos para desenvolvimento de vetores de expressão e células produtoras de proteínas recombinantes. Identificação de possíveis alvos moleculares e caracterização de mecanismos de ação de proteínas com potencial biofarmacêutico;
- Estudo da influência do metabolismo energético sobre a resposta de macrófagos a infecção e outros estímulos. Envolvimento de miocinas nos efeitos benéficos do exercício físico sobre a carcinogênese e progressão tumoral;
- Estudo de doenças metabólicas em insetos modelos; Identificação de novos alvos para controle de insetos vetores de doenças e pragas agrícolas.
O grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Mauro Sola-Penna atua em diferentes áreas integrando pesquisa científica em Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular tendo como objeto de estudo os aspectos moleculares relacionados a doenças metabólicas, em especial a Obesidade e suas comorbidades como a Diabetes mellitus e a Doença Hepática Gordurosa Não-Alcoólica. O foco principal está em como componentes alimentares, como macro- e micro-nutrientes, aditivos e suplementos alimentares participam no desenvolvimento e na prevenção das doenças e do envelhecimento funcional. Sempre com uma abordagem molecular, o grupo mantém colaborações com diferentes grupos de pesquisa no Brasil e no Exterior formando material humano de altíssima qualidade.
O LabNeC é um laboratório de pesquisa voltado ao estudo de alterações no sistema nervoso central e periférico. Nosso foco é entender como fatores ambientais impactam a cognição e/ou o sistema sensorial, usando modelos experimentais in vivo e in vitro de doenças como Alzheimer, Parkinson, infecções virais como Zika, Chikungunya e SARS-CoV2, além de modelos de dor crônica.
- 1. Produção de enzimas por microorganismos;
- Produção de biomoléculas de interesse industrial;
- Produção de derivados farmacológicos e dermocosméticos;
- Aproveitamento de resíduo agroindustrial para crescimento de microorganismos.
- Emprego de métodos biofísicos para estudo de proteínas relacionadas a doenças neurodegenerativas;
- Identificação dos mecanismos moleculares relacionados à mudança de conformação e agregação da proteína prion e da proteína alfa-sinucleína;
- Seleção e caracterização de compostos moduladores de agregação proteica como candidatos a fármacos para doenças neurodegenerativas.
O LEFEx realiza pesquisas e estudos na área da farmacologia experimental com ênfase nas doenças inflamatórias.
O LabOMol busca integrar as áreas de Bioquímica, Biologia Molecular e Farmacologia tendo como alvo patologias importantes como diabetes e câncer. As linhas de pesquisa são: (1) Reprogramação Metabólica: A glicólise como alvo para o tratamento e prevenção do câncer de mama. (2) Avaliação da dieta como indutora de marcadores do desenvolvimento do Diabetes Mellitus 2, Esteatose hepática e Câncer – Aging-Related Processes.
Laboratório didático
Gestão
Diego Alonso
Chefe
Heitor de Paula Neto
Substituto eventual
Eunice Bernal – secretária
Bloco L, subsolo
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Av. Carlos Chagas Filhos, s/ No.