Laboratório de Desenvolvimento de Estratégias Educacionais
O Laboratório de Desenvolvimento de Estratégias Educacionais nasceu em 2016, quando seu coordenador, prof. Mario Gandra, se credenciou como orientador no Programa de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD/IBqM/UFRJ). Desde então o LDE² tem agregado pesquisadores interessados em suas linhas de pesquisa focadas em: educação & tecnologia, educação aberta, ensino superior híbrido, design curricular e a institucionalização da educação à distância. Além da pesquisa desenvolvida, um dos principais objetivos do LDE² é auxiliar a transformação digital da Faculdade de Farmácia e de toda a UFRJ, através de ações educativas para servidores e estudantes.
Projetos e parcerias
Em março de 2020 as universidades suspenderam as aulas presenciais devido à pandemia de COVID-19. Após autorização de implementação de ensino remoto para cursos presenciais, as instituições estabeleceram suas próprias resoluções só ensino remoto emergencial (ERE). A atuação como professor universitário não exige formação específica e poucos as têm e o ERE trouxe mais uma necessidade de treinamento didático para esses profissionais. Neste trabalho, investigamos a procura pelos professores de uma grande universidade federal do país por cursos livres (formação complementar) em educação durante os meses de ensino remoto. Os dados foram obtidos dos currículos cadastrados na Plataforma Lattes (CNPq) e no Portal da Transparência. Dos 1.280 professores, apenas 61 fizeram algum curso complementar em educação. A realização de formação complementar em educação correlacionou tanto com o tempo de serviço na instituição (negativa) quanto com o tipo de graduação (licenciatura – positiva). A formação didática continuada do docente universitário, geral ou para a EaD, deve ser estimulada e oferecida pelas IES para que o paradigma da aprendizagem conteudista e passiva mude com o tempo.
Pesquisadora principal: Simone Barreira Morandini
Oientação: Mario Gandra
Este projeto de pesquisa tem como foco principal a educação profissional tecnológica de graduação em Radiologia. Foram analisadas as grades curriculares de três cursos presenciais, ofertados no Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de verificar o grau de consonância da estrutura curricular com as competências desejáveis para o perfil profissional descritos na Lei n° 7.394, de 29/10/1985, na Resolução n° 2, de 04/05/2012 do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia e do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, de 2016. A coleta de dados foi realizada em sites oficiais de repositórios de documentos do Governo e das Instituições de Ensino Superior. A relevância desta análise se dá pela necessidade de investigar a formação do profissional através das estruturas curriculares de ensino. Foram identificadas grandes concentrações de disciplinas, no campo do radiodiagnóstico em detrimento das áreas da radioterapia, medicina nuclear e industrial, mesmo o Rio de Janeiro figurando entre os três estados que mais concentram serviços nessas áreas. Como resultado do estudo, recomendamos que seja realizada uma revisão das grades curriculares analisadas, com o intuito de reduzir as discrepâncias encontradas e sugerimos estender a análise, para outros Estados, a fim de traçar um perfil profissional baseado na formação acadêmica.
Pesquisadoraprincipal: Cesar Augusto Viana de Araújo
Orientação: Mario Gandra
Co-orientação: Ana Carolina Rennó sodero
Este estudo identificou o tempo que cada Instituição Pública de Ensino Superior (IPES) do estado de Goiás levou para credenciar ao sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e o alcance dos cursos superiores no interior do estado por meio dos polos. O estudo possui uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa exploratória e descritiva. As informações foram coletadas dos sites oficiais das instituições e dos relatórios de gestão. O estudo identificou quatros IPES (UFG, UEG, IFGoiano e IFG) estão credenciadas ao sistema UAB. No Estado de Goiás, a UFG e a UEG são pioneiras no credenciamento à UAB. Os Institutos Federais, comparados a essas instituições, são instituições relativamente novas no credenciamento. Foram identificados 62 polos cadastrados na UAB e UEG é a Instituição com mais presença de polos da UAB no estado de Goiás.
Pesquisadora principal: Danielly Maciel Barbosa
Orientação: Mario Gandra
Desde 2021 o LDE² tem parceria com esta rede internacional de pesquisa em educação e tecnologia. Ela reúne pesquisadores de 7 países em 4 continentes e sua reunião anual, a Summer/Autumn School, visa o treinamento e mentoria de jovens doutorandos e mestrandos dos grupos de pesquisa parceiros.
Equipe
Estrutura
Endereço
Sala 16, bloco A, 2o andar
Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
CEP: 21941-902
Estrutura
Como um laboratório de desenvolvimento de projetos de pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas, o LDE² tem a estrutura de um escritório, com:
- 15m2 de área total;
- 3 computadores;
- equipamentos audiovisuais semi-profissionais (câmera, lentes, microfones, projetor)
Produção recente
- 2023
- 2022
DO BOMFIM MACHADO W., GANDRA M. (2022) From a “Brick-and-Mortar” Project to a MOOC. In: Auer M.E., Hortsch H., Michler O., Köhler T. (eds) Mobility for Smart Cities and Regional Development – Challenges for Higher Education. ICL 2021. Lecture Notes in Networks and Systems, vol 390. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-93907-6_14.
Repositório
- TCC e Dissertações
- Artigos
- Livros e capítulos
- Trabalhos em congressos
- Outros
2022
Formação Didática do Docente Universitário nas Áreas de Ciências Biológicas e da Saúde: um estudo de caso – Simone Barreira Morandini (mestrado)
2020
Conhecimento e posicionamento de profissionais da saúde sobre o uso medicinal da Cannabis – Carlos Alberto Fernandes de Salvo (mestrado)
2018
O Professor na janela: representações sociais da videoaula para os professores do CEDERJ – Wanessa do Bomfim Machado (mestrado)