Pular para o conteúdo

Laboratório de Análises Clínicas

Sobre nós

O Laboratório Escola de Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia (LACFar) – foi fundado no ano de 1984 pelos docentes do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia desta Universidade. O mesmo tem como objetivo aprimorar a formação dos alunos de graduação através do estágio obrigatório supervisionado, para os cursos de Farmácia e Ciências Biológicas Modalidade Médica da UFRJ. Atualmente, atendemos em média mais de mil pacientes ao ano, sendo dez por cento (10%) deste qantitativo para a investigação personalizada de hemoglobinopatias. O atual projeto amplia o acesso à saúde da comunidade, gerando um impacto positivo na transformação social das famílias atendidas, assim como da comunidade médica, científica e universitária.

Atividades

Dentre as atividades desenvolvidas pelo LACFar, temos atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão, como descrito abaixo, além de prestar serviços de diferentes exames realizados os quais abrangem exames de rotina laboratorial nas áreas de bioquímica, hematologia, urinálise e parasitologia, além do diagnóstico das α-talassemias, através de técnicas de Biologia Molecular. Sendo assim, as diferentes áreas do conhecimento abordadas levam a um caráter de interdisciplinaridade, onde a análise laboratorial de um determinado indivíduo geralmente não ocorre em uma área isolada, tendo uma necessidade de avaliação ampla (ex: hematologia, microbiologia, imunologia, bioquímica, entre outras) para um diagnóstico preciso.

Atualmente, o laboratório disponibiliza vagas para cumprimento do estágio curricular obrigatório em Análises Clínicas para os discentes de graduação das unidades conveniadas, como a Faculdade de Farmácia (360h) e Ciências Biológicas Modalidade Médica (540h) da UFRJ, tendo assim uma procura importante por vagas de estágio pelos alunos dessas e de outras unidades. Além dos estágios acima citados, o laboratório possibilita o desenvolvimento de várias aulas práticas para o ensino da graduação, seja promovendo visitas e demonstrações de diferentes técnicas de diagnóstico ou até mesmo fornecendo material para o uso nas atividades de graduação.

A formação técnica dos alunos durante o estágio possibilita o desenvolvimento de ações de caráter extensionistas, uma vez que temos um contato direto com a comunidade externa, pacientes e profissionais da saúde, proporcionando assim uma troca mútua de conhecimento entre sociedade e universidade, a qual reflete na formação ampla dos graduandos e toda a equipe envolvida, garantindo a interação dialógica. A integração do conhecimento de diferentes áreas técnicas e o contato com a comunidade externa, consolida o conhecimento teórico dos alunos e amplia a visão das patologias avaliadas, durante o estágio, gerando um impacto fundamental na formação dos mesmos. As atividades realizadas no LACFar pelos discentes e servidores por si só já mostram a integração íntima entre ensino, pesquisa e extensão, sendo essa última consolidada no projeto de divulgação científica “Analisando o Sangue para Melhorar a Qualidade de Vida!”.

Durante a rotina laboratorial, tornou-se natural o desenvolvimento de projetos de pesquisas e inovação na área de hemoglobinopatias, devido ao caráter exclusivo e especializado no diagnóstico desse grupo de patologias pelo LACFar, expandindo assim sua contribuição na área científica e diagnóstica, além da ampla colaboração com diferentes projetos de pesquisas de diversos institutos desta universidade, garantindo a geração do conhecimento, onde hoje se insere também a área de inovação diagnóstica, através de projetos para o desenvolvimento de novas metodologias. Além da área de Análise Clínicas, o LACFar tem a cooperação com outros projetos de pesquisas, com o atendimento personalizado a demandas particulares de cada estudo em desenvolvimento, com abordagem em Análises Clínicas. Tais projetos são devidamente cadastrados no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sendo realizados dentro dos padrões de qualidade e conhecimento técnico especializado.

Projetos e parcerias

O Projeto LACFar é de execução contínua, de segunda a sexta, atendendo pacientes para coletas das 8 às 10:30h, para informações e outros atendimentos ao público até às 15h. Prestação de serviço na realização de centenas de tipos de exames laboratoriais (Hemograma, glicemia, lipidograma, dentre outros) para a comunidade externa e Universitária, incluindo também a comunidade Universitária como o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti – HEMORIO, todos de demanda contínua.
Sendo o serviço prestado pelo LACFar de alta qualidade, desenvolvido pelo corpo discente, docente e técnico administrativo desta Universidade, tal status de excelência é atestado há mais de dez anos junto ao Programa Nacional de Controle Qualidade (PNCQ).

Equipe

“Preâmbulo sobre a equipe”

Me. Eliana Abreu Santos – Farmacêutica responsável Técnica do LACFar – doutoranda do Programa de Pós-graduação de Ciências Farmacêuticas-UFRJ.
Dr.Thiago de Sá Bacelar – Biomédico
Dr. Fábio Luiz Costa de Souza – Farmacêutico
Beathriz da Silva Ribeiro – Auxiliar de Laboratório
Drª Luciana Wermelinger Serrão – Coordenadora
Drª Flávia Serra Frattani – Substituta Eventual da Coordenação

Danielly Maciel Barbosa

mestranda

Cesar Augusto Viana de Araujo

mestrando

Simone Barreira Morandini

mestranda

Wanessa do Bomfim Machado

Pesquisadora associada

Ana Carolina Rennó Sodero

Professora, orientadora

Rosangela Gomes de Lima

Professora, orientadora

Mario Gandra

Professor, orientador

Optimized by Optimole

2021

2021 Dissertação – Thayna Rocco

2021 Dissertação -Daniel Kibwila

2021 Dissertação – Christian Campos

2021 Dissertação – Emanuelle Vasconcellos

2021 Dissertação – Ingrid Del Castilo

2021 Dissertação – João Raphael Leite

2021 Dissertação – Leticia Maria

2021 Dissertação – Lilian Casartelli

2021 Dissertação – Mariana Muniz

 

2022

2022 Dissertação -Deborah Dias

2022 Dissertação -Lucas Ascari

2022 Dissetação – Daniel Vanzan

2022 Dissertação – Clara Nogueira

2022 Dissertação – Fellipe Francisco

2022 Dissertação – Gabriela Lopes

2022 Dissertação – Júlia Moura

2022 Dissertação – Pamela Gomes

2022 Dissertaçao – Thayane Araujo

 

2023

2023 Dissertação – Davi Vicente

2023 Dissertação – Miria Figueiredo

2023 Dissertação -Eduardo Araujo

2023 Dissertação – Carlos Roberto

 

2024

2024 Dissertação – Julia Gomes

2024 Dissertação – Gustavo Martins

2024 Dissertação – Carina Morgado 2024

2024 Dissertação – Breno de Almeida

2024 Dissertação – Anna Raphaella

2024 Dissertação – Anna Carolina Pereira Lontra

2024 Dissertação – Alessandra Correia

2024 Dissertação Thamires Bragança

2024 Dissertacao -Maria Heloisa

2024 Dissertação – Rodrigo Duarte

2024 Dissertação – Renata Marques

2024 Dissertação – Raissa Lima

2024 Dissertação – Mariana da Silva Gonçalves

2024 Dissertação – Mariana Cunha de Paula Freitas

2024 Dissertação – Loreena Klein

2024 Dissertação – Leon Victor

2024 Dissertação – Layla Theodoro

2024 Dissertação – Lara Junqueira

2024 Dissertação – Kamila Marques

Procedimentos Operacionais Padrão

2021

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.01_CTECFAR_FF_Uso_Racional_de_Antimicrobianos_Paula_Chagas_GuaciraMatos.pdf

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.02_CTECFAR_FF_Diagnostico_Molecular_da_Deficiencia_de_6GPD-1_DeboraMenezes_HelenaKeiko.pdf

Livros, e-books e capítulos

Manuais técnicos

Relatórios técnicos

Trabalhos técnicos

Artigos científicos