Pular para o conteúdo

Plantas Medicinais

Pós-graduação Lato sensu Multi-institucional

Sobre o curso

Formar especialistas com conhecimento básico e aplicado em plantas medicinais e fitoterapia, com capacidade técnica para exercer atividades em diversos campos de atuação (cultivo e manejo de plantas medicinais, manipulação e controle de qualidade de formulações fitoterápicas, fitoterapia clínica), de acordo com o estabelecido no âmbito de cada classe profissional.

A ausência de disciplinas curriculares direcionadas especificamente à formação universitária dos profissionais que atuam no setor da saúde e na cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos constitui um dos aspectos limitadores para a inserção dessa atividade no Sistema Único de Saúde (SUS).  A qualificação dos profissionais de saúde, assim como outros profissionais envolvidos na cadeia produtiva, torna-se necessário no contexto de garantir a qualidade e a segurança dos medicamentos produzidos, bem como a eficácia da fitoterapia.  A crescente demanda verificada especialmente após o reconhecimento da fitoterapia como prática terapêutica pelo Ministério da Saúde por meio das políticas nacionais de práticas integrativas e complementares (PNPIC) e de plantas medicinais e fitoterápicos (PNPMF), não vem sendo atendida, em parte, por esse fator limitante.

Nesse contexto, vale ressaltar que a criação da PNPIC e da PNPMF, em 2006, salientou que os conteúdos científicos e técnicos, assim como outras expertises na área de plantas medicinais sejam disponibilizados aos profissionais de nível superior para que essa área de atuação tenha maior desenvolvimento no meio científico e nas unidades de saúde, conforme as orientações do poder executivo. Além disso, diante do visível avanço técnico e científico na área de plantas medicinais e fitoterapia, é notório o interesse de diversos profissionais em incorporar conhecimentos que fundamentem essa prática.

No Brasil, a utilização de plantas medicinais na terapêutica vem sendo associada às práticas tradicionais, com influências de diferentes culturas. Há lacunas em relação à divulgação da informação científica sobre as plantas medicinais de forma sistematizada, especialmente em cursos de graduação médica, apesar do aumento da produção científica que vem, inclusive, validando a fitoterapia em diversas patologias. Da mesma forma, existe pouca informação dos profissionais da área de saúde no que diz respeito aos inúmeros extratos e medicamentos fitoterápicos disponíveis no mercado.

A especialização proposta abrange também aspectos relacionados à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade, com ênfase em plantas, já consagradas e/ou com potencial terapêutico. Estas plantas são a fonte de matéria-prima para a produção dos fitoterápicos cuja importância é incorporada em outras áreas da saúde púbica, como na nutrição, no tratamento e na prevenção de doenças.

Neste sentido, incentivar cursos de especialização profissional, com enfoque interdisciplinar é um instrumento necessário para aproximar os conhecimentos tradicionais, científicos, e as boas práticas de manejo da matéria prima, assim como da fitoterapia na área da saúde. Esta proposta de curso é resultado da parceria entre a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ) e a Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT), contando ainda com professores e pesquisadores de outras Instituições atuantes na área. Estas instituições reúnem considerável experiência na formação profissional sobre Plantas Medicinais incluindo o saber popular e tradicional, o cultivo e o melhoramento das plantas, a prática clínica, e o apoio aos serviços de fitoterapia no SUS. No formato em que está sendo apresentado – Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização), este curso vem preencher uma lacuna de formação nesta área no Estado do Rio de Janeiro.

A formação de recursos humanos especializados tem sido um dos principais focos das três instituições envolvidas no presente projeto de curso – UFRJ, ENBT e ABFIT, tendo gerado conteúdos e conhecimento nas suas áreas específicas de atuação, sendo reconhecidas como fonte de excelência e expertise.

A formação de recursos humanos especializados tem sido um dos principais focos das três instituições envolvidas no presente projeto de curso – UFRJ, ENBT e ABFIT, tendo gerado conteúdos e conhecimento nas suas áreas específicas de atuação, sendo reconhecidas como fonte de excelência e expertise.

Para a concepção da estrutura do programa, envolvendo as disciplinas e conteúdos programáticos planejados, foi necessária a inclusão de um leque de áreas do conhecimento relacionadas às plantas medicinais, e professores com experiência profissional na área, tanto no campo da pesquisa quanto nos serviços de assistências médicas e farmacêuticas.  A quantidade e a diversidade da origem dos conhecimentos, que se misturam com a história da humanidade e da medicina, exigem uma estrutura ampla e flexível do programa, de acordo com os diversos focos dos profissionais participantes no processo de aprendizado.

Nesse contexto, a experiência da Faculdade de Farmácia da UFRJ aporta conhecimentos fundamentais no âmbito das Ciências Farmacêuticas, da planta medicinal ao fitoterápico; a ABFIT permite um aprofundamento na área terapêutica; e a expertise da ENBT reforça a qualidade dos conhecimentos relacionados à planta medicinal.

Considerando tudo isso, e focando nas espécies medicinais que ocorrem nos biomas brasileiros, sejam as naturalizadas e/ou adaptadas, incorporadas à cultura e à medicina popular, este programa se aprofunda, com diferentes graus de detalhamento no que se refere ao uso terapêutico de espécies medicinais, enfocando os diferentes aspectos que envolvem a complexa cadeia produtiva dos fitoterápico

A complexidade do tema, e a necessidade vivencial da aplicação prática dos conhecimentos, para consolidar o processo de aprendizado, cria a necessidade de um módulo prático, onde os profissionais atenderão sob uma supervisão, ganhando a experiência e a segurança necessárias para se transformar em prescritores qualificados e com capacidade de atuar nas unidades de saúde. O encadeamento dos conteúdos e dos temas ao longo das disciplinas curriculares foi organizado de forma que os profissionais em formação tenham as informações necessárias que permitam sua migração para os temas mais complexos, onde, conforme a categoria profissional cursarão disciplinas voltadas para as suas áreas de atuação.

Inscrições e novas turmas

Estrutura do curso

MÓDULO I: 180h (Comum a todos os profissionais)

Int. à Fitoterapia e Fitoterápicos: 30h (1 credito T/P)

A importância das plantas medicinais no contexto histórico e ambiental para a humanidade. História do uso de plantas medicinais nas diferentes culturas ao longo dos séculos. Referências históricas e importância das plantas medicinais na formação de Jardins Botânicos; Avanços do conhecimento em torno da categoria planta medicinal; Contribuições dos naturalistas para o conhecimento das plantas medicinais. Noções de nomenclatura botânica (nome científico X nome popular). Técnicas para coleta e noções para reconhecimento de plantas medicinais. Matéria-prima vegetal, droga vegetal, droga derivada. Fatores que afetam a qualidade da matéria prima vegetal. Controle de qualidade de matéria prima.

Etnobotânica e Etnofarmacologia: 15h (1 crédito T)

Noções básicas da etnobotânica e etnofarmacologia; Metodologia da pesquisa etnobotânica e seus resultados; Etnobotânica e os sistemas médicos tradicionais.

MÓDULO II: 60 h

Matéria-Prima e Seu Reconhecimento: Farmacobotânica 30 h (1 crédito T/P)

Noções básicas de histologia vegetal – Técnicas fundamentais para o estudo de anatomia e histologia vegetal; Noções básicas para a caracterização da célula vegetal; Caracterização dos tecidos que compõem os órgãos vegetais. Descrição microscópica e macroscópica de espécies de interesse medicinal – Importância da descrição macroscópica e microscópica para o reconhecimento e distinção das espécies mais representativas; caracterização histológica para auxiliar na distinção dos diferentes órgãos que compõem o corpo do vegetal; fornecer indicadores da droga vegetal visando a qualidade da matéria-prima. Principais características relacionadas à identificação botânica e a adulteração de matéria prima vegetal – Importância e risco das adulterações; como suspeitar de adulterações e como proceder em caso de dúvida. Exemplos de adulterações frequentes; como usar os conhecimentos de descrição e de características organolépticas para ajudar na identificação de adulterações; abordar os conhecimentos práticos para evitar confusões ou adulterações de espécies vegetais.​

MÓDULO III: Estágio 120 h

Prática em farmacotécnica aplicada a fitoterapia:

O programa do estágio será orientado para a capacitação dos alunos nas seguintes atividades: boas práticas de manipulação em farmácia, manipulação de formas farmacêuticas (sólidas, líquidas e Semi-sólidas), controle de qualidade e atenção farmacêutica; atuação em fitoterapia supervisionada em farmácias ou em programas de distribuição de fitoterápicos no SUS com práticas de formulação e prescrição.

MODULO IV: Elaboração de TCC 100h

Trabalho de conclusão de curso (monografia):

a ser desenvolvido com tema relacionado às áreas de atuação do corpo docente. Os temas de TCC poderão envolver trabalhos práticos ou teóricos, desenvolvidos sempre sob a supervisão de um docente.

Equipe docente

Turmas e produções anteriores

Contato e informações

Optimized by Optimole

2021

2021 Dissertação – Thayna Rocco

2021 Dissertação -Daniel Kibwila

2021 Dissertação – Christian Campos

2021 Dissertação – Emanuelle Vasconcellos

2021 Dissertação – Ingrid Del Castilo

2021 Dissertação – João Raphael Leite

2021 Dissertação – Leticia Maria

2021 Dissertação – Lilian Casartelli

2021 Dissertação – Mariana Muniz

 

2022

2022 Dissertação -Deborah Dias

2022 Dissertação -Lucas Ascari

2022 Dissetação – Daniel Vanzan

2022 Dissertação – Clara Nogueira

2022 Dissertação – Fellipe Francisco

2022 Dissertação – Gabriela Lopes

2022 Dissertação – Júlia Moura

2022 Dissertação – Pamela Gomes

2022 Dissertaçao – Thayane Araujo

 

2023

2023 Dissertação – Davi Vicente

2023 Dissertação – Miria Figueiredo

2023 Dissertação -Eduardo Araujo

2023 Dissertação – Carlos Roberto

 

2024

2024 Dissertação – Julia Gomes

2024 Dissertação – Gustavo Martins

2024 Dissertação – Carina Morgado 2024

2024 Dissertação – Breno de Almeida

2024 Dissertação – Anna Raphaella

2024 Dissertação – Anna Carolina Pereira Lontra

2024 Dissertação – Alessandra Correia

2024 Dissertação Thamires Bragança

2024 Dissertacao -Maria Heloisa

2024 Dissertação – Rodrigo Duarte

2024 Dissertação – Renata Marques

2024 Dissertação – Raissa Lima

2024 Dissertação – Mariana da Silva Gonçalves

2024 Dissertação – Mariana Cunha de Paula Freitas

2024 Dissertação – Loreena Klein

2024 Dissertação – Leon Victor

2024 Dissertação – Layla Theodoro

2024 Dissertação – Lara Junqueira

2024 Dissertação – Kamila Marques

Procedimentos Operacionais Padrão

2021

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.01_CTECFAR_FF_Uso_Racional_de_Antimicrobianos_Paula_Chagas_GuaciraMatos.pdf

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.02_CTECFAR_FF_Diagnostico_Molecular_da_Deficiencia_de_6GPD-1_DeboraMenezes_HelenaKeiko.pdf

Livros, e-books e capítulos

Manuais técnicos

Relatórios técnicos

Trabalhos técnicos

Artigos científicos