Pular para o conteúdo

Luís Maurício Trambaioli R. Lima

Nutricionista e Farmacêutico, Doutorado em Química Biológica (2001; UFRJ), Pós-doutorado em Biologia Estrutural (2005; IFSC-USP). Membro dos Programa de Pós-Graduação da UFRJ em Química Biológica, Nutrição, e Ciências Farmacêuticas. Coordenador do Laboratório de Biotecnologia Farmacêutica e Nutricional (pbiotech). Coordenador da Plataforma de Difração de Raios-X de Proteínas do CENABIO. Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, desde 2002) e PQ-CNPq (desde 2006). Desempenha atividade clínica no ambulatório multiprofissional de hepatologia do HUCFF-UFRJ. Possui interesses profissionais voltados a diabetes, amiloidoses e outras doenças metabólicas e degenerativas, das bases moleculares ao desenvolvimento de terapêuticas farmacológicas, biofármacos e nutricionais.

Pesquisa

Laboratório de Biotecnologia Farmacêutica – pbiotech

O pbitoech foi estabelecido em 2006 pensado no estudo das bases moleculares, estruturais e nutricionais de doenças metabólicas, e o design, produção e caracterização química e estrutural de biofármacos, bioprodutos e sistemas de liberação, com ênfase em peptídeos e proteínas.

Nossas principais áreas de atuação são:

1) Entendimento do papel de micronutrientes essenciais no processo de desenvolvimento de diabetes e amiloidoses. Para isso realizamos estudos moleculares e estruturais com proteínas relacionadas a essas patologias, incluindo amilina e insulina, alfa-sinucleina, transtirretina, e imunoglobulina. Por meio de intervenções nutricionais de depleção de micronutrientes, investigamos a proteostase em diversas matrizes biológicas por proteômica / peptidômica.

2) Desenvolvimento de novos biofármacos e bioconjugados para diabetes e síndrome metabólica, como agonistas de receptores de amilina (Amylin-RA) e de GLP1 (GLP1-RA), assim como biosimilares para câncer (octreotida; asparaginase). A rotina envolve design dos produtos, sua produção, purificação, caracterização, formulação e ensaios de qualidade, físico-químicos, estruturais e farmacológicos.

3) Desenvolvimento de formulações para suplementação de micronutrientes em quadros de deficiência associado a patologias.

Suporte e parceiros:

CNPq, FAPERJ, CAPES, INCT-IMBEB, CENABIO, CNPEM, CEMBIO, UEMP, COPPE

  • bases moleculares e estruturais de diabetes e comorbidades como amiloidoses, câncer, doenças hepáticas, síndrome metabólica, resistência insulínica
  • desenvolvimento e caracterização de novos biofármacos, biosimilares, bioconjugados (PEGuilação e outros) e sistemas de liberação micro e nanoestruturados
  • desenvolvimento de estratégias nutricionais e nutracêuticos
  • desenvolvimento de métodos bioanalíticos
  • Produção heteróloga de proteínas
  • Síntese de bioconjugados, design de novos análogos
  • Micro e nanoencapsulação
  • Biologia estrutural: cristalografia de proteínas, espectrometria de massa, espalhamento de raios-X, microscopia eletrônica de transmissão e varredura, técnicas espectroscópicas (dicroísmo circular, espectrofluorimetria, espalhamento de luz dinâmico)
  • proteômica e metabolômica
  • processos cinéticos, fibrilação amilóide
  • Ensaios farmacológicos e farmacocinéticos
  • Desenvolvimento de formulações alimentícias e nutracêuticos
  • Desenvolvimento e validação de métodos bioanalíticos

Ensino

Ementa: Diabetes Mellitus e comorbidades e transmutações associadas. Classificações, aspectos epidemiológicos, etiológicos, bases moleculares, fisiopatologia, diagnóstico, prevenção e tratamento. Comorbidades, complicações.

Ementa: Conceitos de genômica, transcriptômica, proteômica, peptidômica e metabolômica. Introdução teórica e aplicações da proteômica e peptidômica na área farmacêutica. Princípios de eletroforese bidimensional, cromatografia liquida multidimensional e espectrometria de massa. Aplicações da proteômica e peptidômica na identificação de novos alvos biológicos ou proteínas e peptídeos com potencial terapêutico, assim como na identificação de biomarcadores com finalidade diagnóstica de processos patológicos.

Ementa: Métodos biofísicos e espectroscópicos aplicados à elucidação estrutural de proteínas: cristalografia e difração de raios-X, ressonância magnética nuclear, espectrometria de massa, espalhamento de raios-X a baixos ângulos e métodos espectroscópicos complementares diversos: espectropolarimetria de dicroísmo circular, espectrometria de absorvância no infravermelho por transformada de fourier (FITR), dentre outros.

Ementa: Estudo de fenômeno de difração de raios-X por cristais de proteínas e outras macromoléculas na aplicação da determinação estrutural. Métodos de cristalização. Instrumentação. Manipulação de cristais. Estratégia de coletas de dados. Resolução de estrutura. Refinamento. Construção de modelos. Validação estrutural. Interpretação de estruturas e aplicações.

Ementa: Estabilidade e análise química, físico-química, instrumental de qualidade de produtos farmacêuticos de origem biotecnológica; aspectos regulatórios nacionais e internacionais.

Ementa: Conceitos gerai de controle de qualidade. BPL, legislação, farmacopéias, apresentação das principais técnicas de análise quali- e quantitativa de insumos farmacêuticos e de medicamentos líquidos, sólidos e semi-sólidos; estabilidade de produtos farmacêuticos.

Extensão

Conciliação terapêutica em doenças do fígado:

barreiras e transposições na farmacoterapia e práticas integrativas em saúde e sociais

O presente projeto está inserido no contexto de ação de extensão conjunta da Faculdade de Farmácia (FF, UFRJ) e o Serviço de Hepatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF, UFRJ) em uma abordagem multidisciplinar nas áreas de comunicação e saúde (farmácia, nutrição, medicina, educação física, psicologia, enfermagem e demais), englobando o público-alvo externo com a equipe de discentes, docentes e técnico-administrativos, tendo como foco a saúde da comunidade em atendimento no “Ambulatório Multiprofissional de Hepatologia”. O projeto visa estabelecer uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, com objetivo de construção de uma integração social no monitoramento e adequação de terapias farmacológicas e não-farmacológicas em fatores de influência sobre o processo saúde-doença. Objetivamos o desenvolvimento de comunidades, integração social e integração com instituições de ensino. Objetivamos ainda a elaboração e uso continuado de material e ferramentas de suporte ao público alvo baseado em diretrizes em saúde e nas melhores evidências científicas, e a atuação em conjunto com outras Universidades, como a UFRRJ e sua farmácia escola e consultório farmacêutico no intuito de construir um modelo multiprofisisonal de atendimento continuado e integral.

Contato

Optimized by Optimole

Procedimentos Operacionais Padrão

2021

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.01_CTECFAR_FF_Uso_Racional_de_Antimicrobianos_Paula_Chagas_GuaciraMatos.pdf

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.02_CTECFAR_FF_Diagnostico_Molecular_da_Deficiencia_de_6GPD-1_DeboraMenezes_HelenaKeiko.pdf

Livros, e-books e capítulos

Manuais técnicos

Relatórios técnicos

Trabalhos técnicos

Artigos científicos