Maria Letícia de Castro Barbosa
Professora Adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de Síntese Orgânica e Química Medicinal (LaSOQuiM). Possui graduação em Farmácia (2006) com habilitação em Indústria (2007) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduação Lato-Sensu em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras (2007), mestrado em Química (2009) e doutorado em Química (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado parte de seu trabalho de doutorado em estágio sanduíche na Eberhard Karls Universität Tübingen – Alemanha. Atua como pesquisadora na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Fármacos para o tratamento de diversas doenças, e.g. câncer, doenças inflamatórias e neurodegenerativas. É coordenadora do Projeto de Extensão “Medicamentos e saúde mental: Promoção do uso racional de psicofármacos”, voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Município do Carmo – RJ. Atualmente, atua também na Coordenação do Curso de Graduação em Farmácia da UFRJ, turno Integral.
Pesquisa
- Laboratório e linhas de pesquisa
- Orientações em andamento
- Principais produções
Professora Maria Letícia é coordenadora do Laboratório de Síntese Orgânica e Química Medicinal (LaSOQuiM)
2022:
JESUS, J. B.; CONCEICAO, R. A.; MACHADO, T.; BARBOSA, M. L. C.; DOMINGOS, T.; CABRAL, L. M.; RODRIGUES, C. R.; VIEIRA, B. A.; SOUZA, A. M. T. Toxicological assessment of SGLT2 inhibitors metabolites using in silico approach.. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, v. 94, p. e20211287, 2022.
PEREIRA DE JESUS, RÔMULO; DE SOUZA FRAGA, LETÍCIA; ABRAHIM VIEIRA, BÁRBARA; BARBOSA, MARIA LETÍCIA C. Myeloperoxidase Inhibitors as Anti-Inflammatory Drug Candidates. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA, v. 14, p. 669-682, 2022.
BARBOSA, M. L. C.; BARBOSA, G.; LIMA, L. M. Antitrombóticos. In: FERREIRA. E.I.; BARREIRO, E.J.; GIAROLLA, J.; PARISE FILHO, R.. (Org.). Fundamentos de Química Farmacêutica Medicinal. 1aed.: Editora Manole, 2022, v. , p. 1-714.
2021:
NOGUEIRA DA SILVA, P.; BARBOSA, M.L.C. New Perspectives for Antiplatelet Therapy: The Evolution of P2Y12 Receptor Antagonists. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA, v. 13, p. 999-1016, 2021.
2020:
PAULI, FERNANDA P.; MARTINS, JULIANA R.; PASCHOALIN, THAYSA; IONTA, MARISA; BARBOSA, MARIA LETICIA C. ; Barreiro, Eliezer J. . Novel VEGFR-2 inhibitors with an N -acylhydrazone scaffold. ARCHIV DER PHARMAZIE, v. 2020, p. e2000130, 2020.
LIMA, L. M.; BARBOSA, M. L. C.; do AMARAL, D. N.; BARREIRO, E. J. Case Study on Receptor Tyrosine Kinases EGFR, VEGFR, and PDGFR. Topics in Medicinal Chemistry. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2020, p. 1-47.
Ensino
- Química Industrial Farmacêutica (Gd)
- Química Farmacêutica Medicinal (Gd)
- Fundamentos da Química Terapêutica: Bases Moleculares da Ação dos Fármacos (Gd)
- História da Descoberta de Fármacos (Gd)
- Metabolismo e Toxicocinética de Fármacos (PG)
- Bases Moleculares do Metabolismo de Fármacos(PG)
Ementa: Indústria QuímicoFarmacêutica; Processos Unitários Orgânicos; Produção de MatériasPrimas e Insumos Farmacêuticos.
Ementa:
Ementa:
Ementa:
Ementa:
Ementa:
Extensão
Projeto de extensão da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Secretaria de Saúde do Município do Carmo, no interior do estado do RJ, visando promover e fomentar o Uso Racional de Psicofármacos.
O projeto em questão promove diversas ações de capacitação e atualização profissional das equipes de saúde vinculadas à Coordenação de Saúde Mental e à Coordenação da Atenção Básica do Carmo, tornando-as ainda mais bem preparadas para o cuidado qualificado e atento dos pacientes usuários de Psicofármacos e de toda a população.
O projeto é coordenado pela Profa. Maria Letícia de Castro Barbosa, contando também com a participação de outros docentes da UFRJ, como a Profa. Dra. Milene Rangel (FF, UFRJ), a Profa. Dra. Aline Guerra M. Fraga (FF, UFRJ) e a Profa. Dra. Marina Amaral Alves (IPPN, UFRJ), além do engajamento de diversos graduandos do curso de Farmácia da UFRJ, trabalhando em parceria com as equipes de Saúde Mental e Atenção Básica do Município do Carmo com o objetivo de fomentar a adequada gestão do cuidado em saúde mental e a elaboração de protocolos clínicos e políticas para a prescrição, utilização e distribuição segura de Psicofármacos.
Além disso, o Projeto visa o esclarecimento e divulgação científica sobre o “Uso Racional de Psicofármacos na promoção da Saúde Mental”, empregando linguagem acessível e de fácil compreensão, com enfoque principal voltado a pacientes, cuidadores e familiares.
O projeto conta com a participação de bolsista de extensão contemplado no edital PROFAEX-UFRJ 2022.
coordenado pela Profa. Maria Letícia Barbosa em parceria com a Secretaria de Saúde do Município do Carmo, localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro. Este curso em específico, ofertado na modalidade à distância com carga horária total de 8h, visa à atualização profissional e a troca de saberes com as equipes de saúde atuantes na saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste curso, serão apresentados conceitos relevantes para o adequado emprego clínico de psicofármacos. O conteúdo programático proporcionará a revisão, discussão e consolidação de temas, como: i) ocorrência de interações medicamentosas entre os psicofármacos e entre esta e outras classes terapêuticas de fármacos; ii) principais aspectos relativos ao metabolismo de psicofármacos e seu eventual impacto para interações com outros medicamentos e alimentos; iii) variação na resposta individual ao tratamento a depender do perfil metabólico do paciente, o qual pode varia em consequência da idade, comorbidades, aspectos nutricionais ou como consequência de variações genéticas.