Pular para o conteúdo

Carla Holandino

Professora titular da Faculdade de Farmácia da UFRJ. Presidente do Grupo Internacional de Pesquisa em Infinitesimais (GIRI). Colaboradora do Comitê de Homeopatia e do Comitê de Produtos Naturais do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN). Membro do Comitê Técnico Temático da Farmacopeia Homeopática Brasileira (ANVISA). Co-autora da Terceira Edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira e das duas Edições do Formulário Homeopático da Farmacopeia Brasileira. Coordenadora dos Laboratórios Multidisciplinar de Ciências Farmacêuticas, de Pesquisa & Desenvolvimento de Práticas Integrativas e Complementares e do Laboratório de Homeopatia da Farmácia Homeopática da UFRJ. Diretora de Relações Internacionais da Faculdade de Farmácia da UFRJ. Membro permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFRJ (CPPFAR), onde supervisiona dissertações, teses e estágios de pós doutoramento. No ensino de graduação, orienta estudantes de iniciação científica, monografias de conclusão de curso e monitorias acadêmicas.

Pesquisa

 

Nanotecnologia e Atividade Antitumoral

Objetivos: a nanotecnologia tem sido investigada por nosso grupo na busca por novos agentes antitumorais de origem natural. O desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas (hidrogéis e nanoemulsões) visando o tratamento de tumores de pele (melanoma) e de lesões pré-tumorais (queratoses actínicas) tem sido objeto de estudo de projetos de pesquisa básica nos quais extratos secos hidroetanólicos e contendo frações lipofílicas da planta europeia semiparasita Viscum album vem sendo pesquisados. Esta linha de pesquisa apresenta grande potencial biotecnológico, graças as características intrínsecas da nanotecnologia, dentre as quais destacamos: melhoria da solubilidade, da absorção e da biodisponibilidade de substâncias bioativas, através do uso de quantidades diminutas de ativo. Os avanços nas pesquisas com produtos naturais e nanotecnologia tem sido possível graças à expansão das parcerias com outras Pós-Graduações no Brasil e fora do nosso país, envolvendo instituições suíças (Society for Cancer Research, ISCADOR AG, Universidade de Berna e Universidade de Basel). Considerando que a associação entre terapias ou técnicas pode trazer incrementos significativos para o tratamento de neoplasias, nesta linha de pesquisa, diferentes projetos tem sido desenvolvidos com resultados bastante promissores, incluindo a formação de recursos humanos, publicações científicas, depósito de patentes e desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos.

Metabolômica e Atividade Antitumoral de Produtos Naturais

Objetivos: Produtos naturais derivados de plantas constituem uma das fontes mais importantes de novas substâncias utilizadas diretamente como agentes medicinais. Neste cenário, destacamos o Viscum album (VA), planta semiparasita da família Santalaceae, que habita o norte da Europa central. Evidências científicas atribuem a atividade antitumoral de V. album a glicoproteínas (lectinas) e polipeptídeos (viscotoxinas) produzidas por esta espécie vegetal. Entretanto, outras moléculas e metabólitos, como flavonoides e ácidos fenólicos, influenciam a atividade citotóxica destes extratos. Desta forma, os objetivos desta linha de pesquisa incluem a testagem de diferentes amostras de Viscum album, de origem europeia (ISCADOR), fornecidas pelo Instituto Hiscia em parceria com a Society Cancer Research, ambos situados na Suíça (Arlesheim). Além do estudo fitoquímico comparativo, a atividade antitumoral destas preparações tem sido avaliadas através de modelos celulares in vitro, na busca por marcadores fitoquímicos e celulares que permitam evidenciar os mecanismos antitumorais envolvidos com estas preparações projeto. Neste contexto, o estudo da metabolômica de Viscum album apresenta-se como uma ferramenta de análise química importante para se obter um panorama completo dos metabólitos presentes nos extratos aquosos e etanólicos desta espécie oriundos de diferentes hospedeiros, trazendo novas perspectivas para o tratamento do câncer. Os projetos relacionados a esta linha de pesquisa estão oficialmente cadastrados na UFRJ através de termos de cooperação bilateral assinados com a Society for Cancer Research e a ISCADOR AG.

Atividade antitumoral de agentes químicos, fitoquímicos e de soluções ultradiluídas.

Objetivos: Identificar os mecanismos de ação associados à atividade antitumoral de substâncias químicas (drogas), agentes fitoquímicos (extratos e frações obtidos a partir de plantas medicinais) e de soluções ultra-diluídas classicamente utilizadas na terapia clínica, através de estudos in vitro. Em nosso laboratório de pesquisa temos trabalhado com várias linhagens celulares tumorais e não tumorais e através de técnicas de biologia celular e molecular temos estudado o mecanismo de ação destes agentes.

Ensino

Ementa: História da Homeopatia e Farmácia Homeopática no Brasil; Introdução ao Organon; Escalas Homeopáticas para preparação de formas farmacêuticas centesimal, decimal e cinqüenta milesimal; Métodos: Korsakov e Fluxo Contínuo; Os sintomas Homeopáticos.

Ementa: Aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Farmacotécnica Homeopática,
com elaboração de relatório final. Manipulação das receitas recebidas pela farmácia. Preparação de medicamento estoque.

Ementa: Boas práticas de manipulação; Formas e fórmulas farmacêuticas; Operações e incompatibilidades farmacêuticas; Hidróleos; Teoria da extração; Formas farmacêuticas sólidas: pós, granulados, cápsulas.

Ementa: 

Ementa: 

Extensão

Farmácia Universitária: Assistência Farmacêutica e Inclusão do Usuário de Medicamentos na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde

Objetivos: ampliar os serviços oferecidos pela Farmácia Universitária da UFRJ com a inclusão da Atenção e Assistência Farmacêutica ao usuário de homeopatia.

Contato

Optimized by Optimole

Procedimentos Operacionais Padrão

2021

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.01_CTECFAR_FF_Uso_Racional_de_Antimicrobianos_Paula_Chagas_GuaciraMatos.pdf

https://farmacia.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/POP21.02_CTECFAR_FF_Diagnostico_Molecular_da_Deficiencia_de_6GPD-1_DeboraMenezes_HelenaKeiko.pdf

Livros, e-books e capítulos

Manuais técnicos

Relatórios técnicos

Trabalhos técnicos

Artigos científicos