Elaine Santiago B. de Albuquerque
Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestra e doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Farmácia – UFRJ e coordenadora do Laboratório de Botânica Integrada. Atua principalmente em morfoananatomia aplicada à taxonomia vegetal e ao controle de qualidade de drogas vegetais.
- Currículo Lattes
- ORCID
- Laboratório
Pesquisa
- Laboratório e linhas de pesquisa
- Orientações em andamento
- Principais produções
Professora Elaine é coordenadora do Laboratório de Botânica Integrada.
Linha de pesquisa
Análise morfoanatômica e fitoquímica de drogas vegetais constituídas de lenho e casca comercializadas por sítios eletrônicos da internet no Brasil
Descrição
Lenho e casca de caules e raízes são fontes de drogas vegetais. Tais drogas são de venda isenta de prescrição médica, mas a eficácia e segurança do uso estão relacionados à pureza e à sua correta identificação botânica. O controle de qualidade, que atesta a pureza e a autenticidade de amostras oriundas do comércio, pode ser realizado através de estudos morfoanatômicos e perfis fitoquímicos. Sítios na internet são responsáveis por uma parcela da venda de tais drogas, e muitas vezes fogem à fiscalização podendo trazer riscos à saúde da população. O que se observa é que há carência de estudos de controle de qualidade de drogas vegetais constituídas de casca e lenho e escassez de estudos da adequação legal do comércio eletrônico na aquisição de drogas vegetais. Assim, o projeto visa: realizar estudos morfoanatômicos, perfis fitoquímicos e de percentual de matéria estranha de espécies medicinais fontes de drogas vegetais constituídas de casca e lenho obtidas através de sítios eletrônicos; avaliar embalagens, rótulos e a adequação legal da publicidade e de funcionamento de tais sítios de acordo com a legislação vigente. Com a pesquisa espera-se obter um panorama da qualidade de amostras comercializadas de drogas vegetais constituídas de lenho e casca e se as mesmas estão de acordo com as leis vigentes..
Ensino
- Metodologia Científica (Gd)
- Farmacobotânica (Gd)
Ementa: A busca e formação do conhecimento. Os diversos tipos de conhecimento. O método científico. Tipos de pesquisa. Elaboração e
apresentação de trabalhos técnico-científicos. Busca e divulgação científica. Produção científica no campo da saúde e das ciências farmacêuticas. Ética em pesquisa. Bioética.
Ementa: Conceitos
de taxonomia vegetal e sistemas de
classificação. Organografia de Angiospermas. Anatomia vegetal aplicada à morfologia de
drogas. Drogas de uso corrente na indústria farmacêutica e pela população. Falsificações
e substituições de drogas oficinais.